Produtor de Orgânicos

PAA: mercado para agricultores familiares orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 30 de agosto de 2017.

PAA-MDA-300x181

O PAA foi criado em 2003 para combater a fome e gerar renda para agricultores familiares de todo o Brasil. O Governo Federal através da CONAB e sobre a gestão do Ministério do Desenvolvimento Agrário compra os produtos das organizações dos agricultores familiares e doa para entidades sócio-assistenciais como asilos, creches, associações de moradores, hospitais e Centros de Referência em Assistência social.

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar.

Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

O PAA também contribui para a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.

Além disso, o Programa promove o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos; fortalece circuitos locais e regionais e também redes de comercialização; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares saudáveis e estimula o associativismo.

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.