Agricultura Orgânica

Recomendações para produção de videiras em sistemas de base ecológica

Recomendações para produção de videiras em sistemas de base ecológica

A presente publicação, elaborada a partir dos sistemas de produção de uvas americanas e híbridas para processamento em clima temperado e de uvas viníferas para processamento em regiões de clima temperado e das experiências dos produtores, técnicos e pesquisadores envolvidos no convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a Fundação de Amparo à Pesquisa Edmundo Gastal (Fapeg) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), traz informações básicas para a produção vitícola, com vistas a implantar um sistema de produção a partir do manejo ecológico do solo.

Cultivo Orgânico do Café: Recomendações Técnicas

Cultivo Orgânico do Café: Recomendações Técnicas

No Brasil, é crescente a expectativa sobre o mercado de cafés especiais, dentre os quais, o café orgânico. Esse nicho de mercado, embora ainda pequeno, cresce anualmente a uma taxa de cerca de 10%. Os principais produtores de café orgânico são: Brasil, Costa Rica, Peru, México, Guatemala, Nicarágua, EI Salvador e Colômbia, e os maiores consumidores são: Estados Unidos, Alemanha, Países Baixos, Suíça, França, Áustria e Japão.

Cultivares de alho para agricultura orgânica

Cultivares de alho para agricultura orgânica

A produção de alho no Brasil é dividida em duas categorias: a primeira é formada por produtores que utilizam cultivares de alho nobre roxo, que produzem bulbos de alto valor comercial. A segunda agrupa os produtores de alho comum, também chamado de tropical ou semi-nobre, que são cultivares mais rústicas e menos exigentes em condições edafoclimáticas, mas que produzem bulbos de formato e aparência menos atrativa para o consumidor.

Produção, Mercado e Certificação de Produtos Orgânicos

Produção, Mercado e Certificação de Produtos Orgânicos

A preocupação crescente da sociedade com a preservação e a conservação ambiental tem resultado na busca pelo setor produtivo de tecnologias para a implantação de sistemas de produção agrícola com enfoques ecológicos, rentáveis e socialmente justos. O enfoque agroecológico do empreendimento agrícola se orienta para o uso responsável dos recursos naturais (solo, água, fauna, flora, energia e minerais).

Avaliação do consórcio de cenoura com alface em sistema orgânico de produção

Avaliação do consórcio de cenoura com alface em sistema orgânico de produção

A agricultura orgânica surge como uma alternativa ao atual modelo de produção, baseado em intensa mecanização e no uso intensivo de insumos industrializados, e pode ser definida como “sistemas de produção que evitam ou excluem o uso de fertilizantes de composição sintética, pesticidas, reguladores de crescimento e aditivos conservantes de alimentos.

Produção de morangos em sistema de base ecológica

Produção de morangos em sistema de base ecológica

Nos últimos anos, pode-se observar a crescente exigência do mercado consumidor em relação aos produtos alimentícios, a busca por produtos com qualidades nutracêuticas diferenciadas, sadios, com redução ou ausência de resíduos de agroquímicos.

Abastecer escolas com agricultura local e familiar é alternativa para transição agroecológica

Abastecer escolas com agricultura local e familiar é alternativa para transição agroecológica

Para pesquisadores, inciativa é um passo importante para a transição do modelo agroindustrial vigente para os Sistemas Agroalimentares Alternativos. Em resposta à crise do atual modelo agroindustrial dominante, que produz em larga escala para consumo em massa, o abastecimento de alimentação escolar com produtos frescos e orgânicos oriundos da agricultura local e familiar é uma promessa para uma transição ecológica para novos modelos de produção, os chamados Sistemas Agroalimentares Alternativos (SAA) que causam menor impacto ambiental.

Agricultura: Mantiqueira BR é pioneira na oferta de produtos orgânicos

Agricultura: Mantiqueira BR é pioneira na oferta de produtos orgânicos

Segundo o diretor de negócios da Solobom, Leandro Testa, os agricultores estão investindo em práticas agrícolas que protejam, regenerem e aumentem a produtividade do solo. “Em meio à crescente preocupação global com a sustentabilidade, a agricultura regenerativa desponta como uma tendência crucial para o futuro do setor. Cada vez mais, se reconhece a importância de práticas agrárias que protejam o meio ambiente para as gerações futuras.

Mercado de produtos orgânicos na Vila Madalena é modelo de negócio

Mercado de produtos orgânicos na Vila Madalena é modelo de negócio

Quem chega ao Instituto Chão, na Vila Madalena, encontra uma movimentada feira e um dos mais completos mercados de produto orgânicos da cidade. O público é sortido. O jovem casal em busca de produtos livres de agrotóxicos para o cardápio do bebê, a senhorinha fazendo suas compras semanais, pessoas em busca de opções para o preparo de pratos veganos ou vegetarianos, carnívoros com listas nas mãos em busca de filés de frango, bifes, peixes e até salsichas preparadas com carne orgânica, sem aditivos, corantes e outros ingredientes comuns aos produtos industrializados.

O mercado que está perto de completar 10 anos de portas abertas em 2025 está em constante processo de mudança. Neste momento, a equipe do Chão conta com 32 trabalhadores e 4 estagiários de ciências socio-ambientais e sociologia. O negócio começou só com a feira, em um ambiente quase caótico, mas que logo de cara conquistou a freguesia com produtos, além de nutricionalmente corretos, com o valor agregado da procedência. Quase tudo no Chão é proveniente de processos de agricultura familiar e de pequenos produtores.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.