
Pronaf: Incentivo ou Obstáculo? O Dilema da Produção Orgânica na Agricultura Familiar Brasileira
Embora o Pronaf tenha sido criado para fortalecer a agricultura familiar, um novo estudo revela que ele pode estar dificultando a expansão da produção orgânica no Brasil. Entenda como uma das principais políticas públicas do campo pode estar na contramão da sustentabilidade.

Pará dá passo histórico na agroecologia, produção orgânica e sustentável: PEAPOS aprovada aprovada
O próximo passo é a elaboração do Plano Estadual de Agroecologia (PEAPOS), que definirá metas e ações concretas para garantir que essa política chegue, de fato, às comunidades e produza resultados transformadores no campo e na cidade. Mais do que um documento, essa política simboliza um compromisso com a vida, com a resistência por meio da produção orgânica e com um futuro enraizado na sociobiodiversidade. O Estado do Pará dá exemplo de como aliar justiça social, respeito à natureza e soberania alimentar.

Nicho de bicho-grilo vira mercado de US$ 3,7 bilhões
Produção orgânica no Brasil, que nasceu em pequenos sítios nos anos 1970, hoje é indústria diversificada. Anos antes do início da internet para fins comerciais, os agricultores orgânicos já praticavam “delivery” nas décadas de 1970 e 1980, com a entrega semanal em domicílio de cestas de verduras, legumes e frutas, produzidos sem agrotóxicos e fertilizantes químicos. Na época, boa parte da clientela era de “bicho-grilo”, que vira e mexe encontrava lagarta dentro do tomate, prova de que o alimento fora produzido sem uma gota de defensivo.

Estado compra R$ 130 milhões da agricultura familiar e distribui 19 mil toneladas de alimentos
Criado em 2020, durate a pandemia da Covid-19, o Programa Compra Direta Paraná foi transformado, no ano seguinte, em uma política pública permanente que impacta positivamente a segurança alimentar e nutricional da população.

Confira o webinar com a Coopernatural falando sobre desafios e soluções para a produção orgânica no Brasil
O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos) realizou no dia 31 de março o webinar Conversas com Produtores: “Coopernatural – Agricultura Familiar inovando há 20 anos no mercado de orgânicos” para falar sobre os desafios desta atividade, bem como soluções possíveis para gargalos antigos e legislação para orgânicos, entre outros temas.

O Projeto por trás do arroz orgânico que é melhor para você e o planeta
O cereal do tipo perolado preto, desenvolvido ao longo de 12 anos em uma propriedade na Califórnia, produz mais e consome menos água. Há 12 anos, os criadores de arroz da Lundberg Family Farms cruzaram dois “pais” de plantas de arroz na esperança de melhorar o cultivo do arroz perolado negro.

Produtor de orgânico certificado pelo Tecpar tem desconto em linhas de crédito do Plano Safra
O Tecpar Certificação foi reconhecido como uma das unidades participantes da Plataforma AgroBrasil+Sustentável, ferramenta que irá fazer a conexão entre propriedades orgânicas certificadas e instituições de crédito.

Agroecologia e produção orgânica de leite: Transição e produção
Atualmente, o grande desafio das ciências agrárias é manter a produção agrícola em níveis tais que sustentem uma população em crescimento, sem com isto contribuir para aumentar ainda mais a degradação e agressão do meio ambiente. Existe um reconhecimento, não só da comunidade técnico-científica como também dos governos, sobre a necessidade de adoção de ações que promovam um redirecionamento das atividades agropecuárias, a fim de garantir a conservação dos recursos naturais para as gerações futuras.

Produção orgânica de leite bovino: Estudo de caso da Fazenda Nata da Serra/SP
O objetivo deste estudo foi estimar os impactos socioeconômicos e ambientais, assim como o percentual da adoção de tecnologias utilizadas no sistema de produção de leite orgânico de gado bovino da Fazenda Nata da Serra, localizada em Serra Negra, SP. Os dados referentes aos anos de 1988 a 2021 foram obtidos por meio de questionários pelo sistema Ambitec Agro- Produção animal aplicados ao proprietário. Após a inserção dos coeficientes de alteração de cada variável, o índice de impacto foi calculado por meio da planilha Ambitec, numa escala de variação numérica sem unidade compreendida entre -15 a +15. O índice geral de impacto do uso da tecnologia foi de 0,72 para o sistema de produção convencional e de 7,2 para o sistema de produção orgânico, proporcionando um incremento no percentual de adoção de tecnologias de 21,6%. Os critérios ?mudança do uso direto da terra? (18,7), ?qualidade do solo? (30,0), bem-estar e saúde animal (18,0), qualidade do produto (9,0), ?geração de renda? (28,0) e condição de comercialização? (10,5) foram os que mais contribuíram para o alcance desses índices. Termos para indexação: Ambitec agro, inovação tecnológica, integração produtiva, leite orgânico.

Inovações tecnológicas em sanidade de bovinos leiteiros
O manejo adequado dos princípios carrapaticidas disponíveis deve ser feito de forma criteriosa, usando modernas técnicas moleculares que detectam de forma precoce a ocorrência de mutações genéticas nos carrapatos, provocadas pelo uso sistemático de pesticidas. Paralelamente trabalhos científicos têm mostrado que os extratos de várias plantas, que contém substâncias inseticidas, poderão ser usados em breve no controle dos carrapatos, reduzindo os prejuízos para os produtores e os resíduos tóxicos no leite. Por fim, novas metodologias de diagnóstico molecular para B. bovis, B. bigemina e A. marginale tornaram possível entender melhor a epidemiologia dessas doenças, e são fundamentais principalmente na previsão da ocorrência de surtos.