
Água e agroecologia: Embrapa Semiárido
Confira o sétimo volume da Coleção Transição Agroecológica, fruto da parceria da Embrapa com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Trata-se do livro intitulado Água e agroecologia, e o seu lançamento corresponde ao compromisso de difundir os princípios da agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa em contexto de crescente preocupação da sociedade com a alimentação saudável.

Agroecologia e povos tradicionais na América Latina e Caribe
Confira o sexto volume da Coleção Transição Agroecológica, fruto da parceria da Embrapa com a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia). Trata-se do livro intitulado Agroecologia e Povos Tradicionais na América Latina e Caribe, e o seu lançamento corresponde ao compromisso de difundir os princípios da Agroecologia, mantendo a dinâmica de promoção e socialização de trabalhos de pesquisa da Embrapa e parceiros, com a melhoria da qualidade de vida no campo e na cidade.

Produtores rurais promovem transformações sociais e ambientais por meio da agroecologia
Com o objetivo de começar a cultivar de forma agroecológica, a produtora entrou em contato com uma unidade da Casa da Agricultura, iniciativa da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que tem a missão de auxiliar produtores por todo o Estado.

Europa: Setor orgânico apela aos Ministros da Agricultura priorizar inovação agroecológica
A inovação no melhoramento de plantas é necessária, mas não deve ser reduzida ao uso de tecnologias de edição genética, cujos alegados benefícios para a sustentabilidade são atualmente baseados em suposições. Além disso, um produto ou sistema de produção agrícola não deve ser declarado sustentável, apenas com base no uso de uma determinada variedade vegetal, muito menos de uma característica.”

Cacau orgânico muda a vida de assentados no sul da Bahia
Agricultores do assentamento Dois Riachões, em Ibirapitanga, no sul da Bahia, produzem amêndoas orgânicas cujo preço de mercado ultrapassa duas vezes e meia a média do cacau convencional.

Experiências mostram a importância da agroecologia para a merenda escolar
Pesquisa analisou iniciativas que trouxeram mudanças positivas nos hábitos alimentares e para as comunidades.

Transição agroecológica traz benefícios econômicos para agricultores do Ceará
A transição agroecológica, baseada em práticas mais sustentáveis nos sistemas…

Sisteminha faz 21 anos e ganha versão voltada ao empreendedorismo comunitário
O Sistema de Produção Integrada de Alimentos, conhecido como Sisteminha, acaba de completar 21 anos como uma das tecnologias sociais de maior sucesso no Brasil e adotada em vários outros países. Ele permite que famílias de baixa renda possam se alimentar com o que é produzido localmente, por meio de estruturas simples montadas com recursos disponíveis no lugar. A produção excedente pode ser partilhada com vizinhos ou mesmo comercializada. Ela ganha agora uma versão para auxiliar as famílias a gerar renda por meio do empreendedorismo comunitário, o Sisteminha Comunidades.

Agroecologia também serve para grande produtor, afirma professor Miguel Altieri
Professor da Universidade da Califórnia, Miguel Altieri defende que somente a mudança de mentalidade pode gerar sustentabilidade de verdade. A agroecologia tem em suas origens a preservação do ambiente produtivo, com sistemas que não demandam conhecimento externo, insumos e químicos e o desenvolvimento dos agricultores, sua ligação com a terra, a valorização do camponês e seus conhecimentos. Agroecologia é uma ciência agrária e social, sim.

Biodiversidade e Sustentabillidade: Desafios da Agricultura
Confira estudo de Celso K. Tomita sobre AgroEcologia e produção sustentável que busca soluções simples para os problemas de produção em campo.