
Como é uma horta de PANC na escola?
Esta publicação complementa o Guia de PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais para escolas e integra os materiais desenvolvidos no projeto Viva a Agroecologia em São Paulo. O objetivo principal é inspirar novas iniciativas e se espalhem por todo o Brasil. Eles tratam da possibilidade de a horta e a alimentação escolares usarem as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, que podem ser adotadas também nas diversas formas de hortas urbanas e rurais.

Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais
O objetivo do material é demonstrar que todas as escolas podem ter hortas com PANC, em diferentes dimensões e condições, adequadas a cada realidade, e que a natureza e a agroecologia podem proporcionar abundância alimentar, quando integradas ao cotidiano das escolas, capaz de enriquecer a alimentação dos alunos, o processo de aprendizado, as relações humanas e a cidade.

Rogério Dias fala sobre o avanço da produção orgânica no país
Em recente entrevista, Rogério Dias, diretor da Associação Brasileira de Agroecologia, falou sobre a ascensão da agricultura orgânica no país. “Acho que temos bastante a comemorar porque o crescimento da produção orgânica não foi algo que aconteceu em cima de poucos produtos e poucos produtores, é um crescimento que se deu espacialmente, temos hoje produção orgânica no Brasil inteiro, em todos os estados.”

Olhares Agroecologicos
A publicação sistematiza as evidências “dos benefícios do enfoque agroecológico na gestão técnico-econômica da agricultura familiar.

Orgânicos: normas e critérios para acesso aos mercados
“No Brasil, desde a década de 70, organizações de…

PAA: mercado para agricultores familiares orgânicos
O PAA foi criado em 2003 para combater a fome…

Canais de comercialização de orgânicos: Leste Paulista
Um estudo analisou os desafios e as alternativas referentes aos canais de comercialização de orgânicos dos agricultores familiares do Leste Paulista.

Mapa lança material com técnicas de cultivo de alimentos orgânicos
O projeto “Fichas Agroecológicas: Tecnologias Apropriadas para a Produção Orgânica” visa disponibilizar informações técnicas sobre tecnologias apropriadas aos sistemas orgânicos de produção, de forma resumida, em linguagem simples e acessível aos produtores rurais.

Redesenho de sistemas de produção de hortaliças para a transição agroecológica
Publicação da Embrapa Hortaliças tem como objetivo discutir a importância do redesenho de sistemas, tendo como eixos principais o manejo das hortaliças, a biodiversidade funcional e a integração com a produção animal.

Biodiversidade funcional e as plantas medicinais, aromáticas e condimentares.
O documento, trata-se a biodiversidade não apenas como uma coleção de componentes isolados em vários níveis, mas principalmente a maneira como eles estão organizados e como interagem, ou seja, as interações e processos que fazem os organismos, as populações e os ecossistemas preservarem sua estrutura e funcionarem em conjunto.