Agroecologia

Mapeamento de produtores agroecológicos da agricultura familiar no Rio de Janeiro

Mapeamento de produtores agroecológicos da agricultura familiar no Rio de Janeiro

Leonardo Campos Martins, bacharel em Gastronomia, apresentou como tema do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Federal do Rio de Janeiro, um mapeamento de produtores agroecológicos da agricultura familiar no estado do Rio de Janeiro e seus respectivos produtos visando sua inserção na cadeia produtiva da gastronomia da cidade.

Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate de saberes populares

Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate de saberes populares

O projeto “Agroecologia nas escolas públicas: educação ambiental e resgate de saberes populares”, da UFPR Litoral, se propõe a experimentar e estimular aberturas nos espaços formais dos currículos escolares para promover uma maior integração entre sujeitos que fazem a escola e os elementos culturais que transpassam o território que a compreende.

Essa iniciativa teve origem no projeto “Traços culturais da comunidade da Ilha de Valadares” (vigente entre 2015 e 2018), que realizou ações voltadas ao fomento e à valorização da cultura e de atividades tradicionais caiçaras junto à comunidade e escolas municipais de Paranaguá/PR. Em 2019, as atividades passaram a ser desenvolvidas nas escolas: Escola Municipal do Campo Luiz Andreoli e Escola Municipal Profa Sully da Rosa Vilarinho. Atualmente envolve estudantes, educadoras e demais servidores das referidas escolas, bem como docentes e estudantes de cursos de graduação e licenciatura da UFPR Litoral.

Agroecologia e manejo do solo

Agroecologia e manejo do solo

Ana Maria Primavesi: “A agricultura orgânica produz alimentos mais saudáveis do que aqueles produzidos pela agricultura convencional. Mas quando ela não é baseada em princípios ecológicos, e sim na mera lógica de substituição de insumos, pode ser bastante trabalhosa e exigir muitos sacrifícios do agricultor.

Agroecologia Métodos e Técnicas para uma Agricultura Sustentável

Agroecologia Métodos e Técnicas para uma Agricultura Sustentável

A insuficiência de serviços de assistência técnica para agricultores familiares no Brasil é um fator limitante para o setor, que representa 77% dos estabelecimentos rurais e é responsável por 70% dos alimentos consumidos no Brasil. Apenas 21% das unidades produtivas familiares do país recebem apoio técnico. Buscando mudar essa realidade em seu território de atuação, a Organização de Conservação da Terra apoia agricultores na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, chegando a 500 famílias no período de 2012 a 2017. Destes, 20 foram capacitados para ser Agricultores Multiplicadores de Agricultura Sustentável (AMAS).

Práticas agroecológicas para o manejo de doenças de plantas

Práticas agroecológicas para o manejo de doenças de plantas

As práticas de manejo de doenças de plantas são de grande importância para reduzir os efeitos nocivos causados pela agricultura convencional e devolver ao agricultor sua independência ao se adotar práticas sustentáveis para prevenção do estabelecimento da doença ou redução de sua ocorrência na área de cultivo.

Educação e Produção de Saberes no Campo.

Educação e Produção de Saberes no Campo.

“Tecnologias Sociais em Segurança Alimentar e Nutricional” teve como objetivo identificar tecnologias e inovações sociais na área de produção, manipulação e conservação de alimentos, com base em experiências de produção agroecológica e técnicas sustentáveis de produção em Assentamentos da Reforma Agrária e promover a formação e aprimoramento técnico por atividades de ensino e ação extensionista em curso de extensão em Agroecologia.

Marco Referencial em Agroecologia – Embrapa

Marco Referencial em Agroecologia – Embrapa

Com o lançamento deste Marco Referencial em Agroecologia, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) sinaliza um movimento de renovação que se alinha com expectativas criadas por parcelas significativas da sociedade civil do meio rural brasileiro mobilizadas em torno da defesa da produção de base familiar. Se há alguns anos a Agroecologia se apresentava distante dos debates sobre desenvolvimento rural, atualmente goza de crescente reconhecimento público.

Como é uma horta de PANC na escola?

Como é uma horta de PANC na escola?

Esta publicação complementa o Guia de PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais para escolas e integra os materiais desenvolvidos no projeto Viva a Agroecologia em São Paulo. O objetivo principal é inspirar novas iniciativas e se espalhem por todo o Brasil. Eles tratam da possibilidade de a horta e a alimentação escolares usarem as PANC – Plantas Alimentícias Não Convencionais, que podem ser adotadas também nas diversas formas de hortas urbanas e rurais.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.