Consumidor de Orgânicos

Produção orgânica na agricultura familiar de Santa Catarina

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 9 de novembro de 2015.

15914021912_da859d730d_z

A pesquisa foi realizada com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário através do Convênio Epagri-MDA: e as entrevistas realizadas durante o primeiro semestre de 2010. Os dados apresentados, relativos a safra 2009/2010  atendem uma série de demandas de diversos agentes econômicos e sociais que trabalham com essa temática.

“Em Santa Catarina, como na maioria dos estados brasileiros, a Agricultura Orgânica e a Agroecologica ainda são atividades emergentes. Para crescer e desenvolver-se, o segmento precisa impor-se como um modelo paradigmático de sustentabilidade para a agricultura e para o setor rural, expressando assim sua natureza intrínseca, de menor impacto ambiental e de grande alcance social. Precisa vencer, portanto, o desafio de conquistar o reconhecimento de um maior número de consumidores com uma produção diversificada e de qualidade que atenda as demandas sociais de saúde, segurança alimentar e respeito ao meio ambiente”.

“Nesse anseio, o presente estudo visa atualizar um conjunto de informações referentes à Agricultura Orgânica e à Agroecologia, especificamente referentes ao produtor, à produção e à comercialização, para que políticas públicas e estratégias de intervenção sejam implementadas de forma mais eficiente e possam contribuir para atingir aqueles objetivos. Impactos recorrentes de surtos de contaminação com alimentos, bem como a crescente preocupação com os resíduos de agrotóxicos nos alimentos, mostram como a agricultura é suscetível aos possíveis efeitos de alimentos contaminados. Mostram, também, como a opinião dos consumidores tem sido determinante nos rumos do mercado de alimentos”.

Veja o estudo:

fonte: Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa)

 

Rodovia Admar Gonzaga, 1486,

Itacorubi, Caixa Postal 1587 88034-001

Florianópolis, SC, Brasil

Fone: (48) 3665-5000, fax: (48) 3665-5074

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.