Sustainable Cosmetics Summit retorna América Latina
Mudando a face da indústria da beleza por meio do desenvolvimento sustentável
A edição latino-americana do Sustainable Cosmetics Summit retorna a São Paulo nos dias 23 e 24 de novembro de 2023. A 7ª edição latino-americana contará com beleza circular, ingredientes verdes e impactos na biodiversidade. Pela primeira vez, a cimeira discutirá abordagens para a transição para sistemas circulares na indústria cosmética.
Como podem as empresas de cosméticos e cuidados pessoais conceber produtos para uma economia circular? Como as marcas podem inovar utilizando materiais verdes? Quais são as melhores práticas em fornecimento e marketing éticos? Quais são as perspectivas futuras para os cosméticos naturais e orgânicos? Tais questões serão abordadas num fórum de alto nível. Mais detalhes
Organizado pela Ecovia Intelligence, o objetivo do Sustainable Cosmetics Summit é incentivar a sustentabilidade na indústria da beleza, reunindo as principais partes interessadas e debatendo as principais questões da indústria. Outras edições desta série internacional serão realizadas na Europa (30 de outubro a 1º de novembro), na América do Norte (junho de 2024) e na Ásia-Pacífico (13 a 14 de novembro).
Pela primeira vez, a cimeira discutirá abordagens práticas para incentivar a circularidade na indústria regional da beleza. Carla Tennenbaum, cofundadora da Ideia Circular Brasil, abrirá o encontro com uma palestra sobre design de produtos para a economia circular. Ela explicará por que as marcas precisam se afastar das abordagens convencionais de design. Outros tópicos sobre circularidade incluem desperdício zero, materiais de embalagem verdes e cosméticos sem água.
A sessão Ingredientes Verdes apresentará ingredientes sustentáveis novos e emergentes. À medida que aumentam as taxas de adoção de cosméticos naturais e orgânicos na América Latina, há uma demanda crescente por matérias-primas orgânicas certificadas. Ecocert e IBD QIMA, as duas principais agências certificadoras do Brasil, darão uma atualização sobre os padrões naturais e orgânicos para ingredientes cosméticos e produtos acabados.
A procura dos consumidores por produtos de beleza naturais, orgânicos e limpos é impulsionada por preocupações com produtos químicos controversos. Ignacio Garcia, CEO e cofundador da Tree Intelligence, compartilhará algumas de suas pesquisas sobre as percepções dos consumidores sobre ingredientes cosméticos. Ele dará detalhes dos ingredientes associados ao risco. Juliana Scalon, Gerente Regional da DNV, discutirá a necessidade de transparência nas declarações e rótulos dos ingredientes. Outros palestrantes abordarão a descarbonização das cadeias de fornecimento de ingredientes, inovações na reciclagem e novos produtos químicos verdes.
Após as alterações climáticas, a perda de biodiversidade tem sido descrita como o maior desafio ambiental que o planeta enfrenta. A sessão sobre Biodiversidade analisa como as empresas de cosméticos e ingredientes podem enfrentar este desafio. Anita Pissolito Campos, do Nascimento e Mourão Advogados, fará uma atualização sobre a regulamentação da biodiversidade. A Natura Brasil, maior empresa de cosméticos da região, compartilhará suas experiências na implementação de projetos de fornecimento ético de seus ingredientes.
A Amazônia tem sido frequentemente descrita como o lugar com maior biodiversidade da Terra. É também uma rica fonte de ingredientes naturais que podem ser utilizados pela indústria cosmética. Ekkehard Gutjahr, fundador e CEO da Amazon Oil, mostrará como sua empresa está produzindo óleos, manteigas e extratos a partir de materiais silvestres colhidos na Amazônia. Os ingredientes orgânicos certificados são feitos de andiroba, açaí, buriti, bacaba, cupuaçu, patauá, etc. A Union for Ethical BioTrade apresentará algumas de suas pesquisas sobre o barômetro da biodiversidade, enquanto o Grupo L’Occitane mostrará como está colocando a biodiversidade em primeiro plano. centro da sua estratégia de sustentabilidade. A empresa de cosméticos éticos comprometeu-se a produzir todas as suas matérias-primas icónicas de acordo com a agricultura regenerativa e sustentável até 2025.
A cúpula termina com discussões sobre marketing e tendências de consumo. A crescente popularidade dos alimentos vegetais está estimulando a demanda por cosméticos veganos. Bruno Iodes, da Sociedade Vegetariana Brasileira, destacará a crescente demanda por cosméticos vegetais. Caroline Villar, fundadora da Souvie Organics, compartilhará suas experiências na comercialização de cosméticos orgânicos. A Organis apresentará suas últimas pesquisas sobre o consumidor orgânico no Brasil. Outros palestrantes abordarão comunicações de marketing, varejo e consumo responsável.
Sobre o Summit de Cosméticos Sustentáveis
Desde 2009, o Sustainable Cosmetics Summit cobre questões de sustentabilidade na indústria cosmética e de cuidados pessoais. A 7ª edição latino-americana será realizada no Pullman São Paulo Ibirapuera de 23 a 24 de novembro de 2023. Mais informações estão disponíveis em www.sustainablecosmeticssummit.com/Lamerica
Sobre Ecovia Inteligência
A Ecovia Intelligence (anteriormente conhecida como Organic Monitor) é uma empresa especializada em pesquisa, consultoria e treinamento com foco em indústrias globais de produtos éticos. Desde 2001, incentivamos o desenvolvimento sustentável através do nosso portfólio de serviços: publicações de pesquisa de mercado, consultoria empresarial e de sustentabilidade, pesquisa técnica, seminários e workshops e cúpulas de sustentabilidade. Visite-nos em https://www.ecoviaint.com/
Fonte: Sustainable Cosmetics Summit
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
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