Panorama do varejo orgânico na França
A grande surpresa dos últimos três anos foi a reversão repentina da fortuna para o mercado orgânico, que viu o crescimento de dois dígitos se transformar em uma queda geral de vendas de 12% em 2022. O fim de uma era de ouro do comércio orgânico na França parece ser confirmado pela maioria dos supermercados especializados que relatam queda no entusiasmo dos clientes em 2022. No entanto, olhe um pouco mais de perto e áreas de positividade genuína podem ser vistas.
No final de 2022, havia 3.086 lojas orgânicas especializadas na França, ante 3.258 unidades em 2021 (queda de 5,3%). Mas essa leve queda pode ser colocada em perspectiva quando se lembra que o número total de lojas especializadas foi de 2.826 em 2017.
Face a uma quebra do mercado nacional de 12% em 2022, a Biocoop, principal retalhista de produtos biológicos especializados em França, tem vindo a reagir, entregando um volume de negócios de 1,495 mil milhões de euros em 2022, menos 5,6% do que no ano anterior.
O mercado de orgânicos na França vem caindo desde 2021, mas essa situação econômica deve ser colocada em perspectiva.
Enquanto a Biocoop anunciou 35 fechamentos em 2022, abriu 41 novas lojas durante o ano. Em 31 de dezembro de 2022, a Biocoop tinha 765 pontos de venda (741 em julho de 2023). Os procedimentos de salvaguarda e recuperação judicial estão se multiplicando dentro da marca, à medida que o varejo orgânico especializado enfrenta um período de forte turbulência de mercado.
Marca ativista há 35 anos, a Biocoop redobrou recentemente seus valores e posicionamento: “Continuar a oferecer um ambiente orgânico exigente, justo e enraizado nas estações”, comentou Pierrick De Ronne, presidente da Biocoop.
O mercado de orgânicos na França vem caindo desde 2021, mas essa situação econômica deve ser colocada em perspectiva.
Naturalia (parte do Grupo Casino) é a segunda maior rede de lojas especializadas na França. Com 245 pontos de venda, o seu volume de negócios de 355 milhões de euros em 2022 caiu 7,8%. Após meses de preparação, a primeira loja conceito da varejista chamada “fazenda parisiense” abriu as portas em março de 2023, no dia 12 de Paris. Uma segunda loja piloto foi aberta em SaintOuen (93), ao norte de Paris, em 4 de agosto. O desenvolvimento representa um importante reposicionamento da marca e uma nova direção na experiência do comprador, inspirando-se no icônico varejista de supermercados naturais dos EUA Trader Joe’s (com mais de 550 lojas nos EUA e de propriedade da família fundadora da Aldi).
A Naturalia diz querer introduzir mais “prazer e ludicidade” no espaço do retalho biológico e afastar-se da imagem de merecimento do setor. A varejista acredita que o novo formato de loja atrairá tanto os consumidores orgânicos fiéis existentes quanto aqueles que estão procurando um ambiente de varejo mais agradável e comemorativo – e que podem ter abandonado o orgânico em 2022.
A La Vie Claire, principal operadora de franquias orgânicas da França, com uma rede de 400 lojas (franqueadas e integradas), viu seu faturamento cair 8,7%, para cerca de 325 milhões de euros no final de 2022. Mais animador, a administração da La Vie Claire informa que “os primeiros números de 2023 mostram um retorno ao crescimento”.
Bio c’ Bon e So.bio, ambas de propriedade do grupo Carrefour, operam mais de 150 lojas orgânicas especializadas nas duas marcas: Bio C Bon com 77 lojas, incluindo 53 em Paris e na região de Paris, e So Bio com 74 pontos de venda. O Carrefour continua muito discreto sobre seu faturamento.
A NaturéO (60 lojas em 2019, 36 em 2023) produziu um volume de negócios em 2022 inferior a 100 milhões de euros, contra 120 milhões de euros no ano anterior. Na primavera passada, a marca anunciou aos seus fornecedores que estava colocando suas lojas e sua sede da Compagnie Bio & Nature no procedimento de salvaguarda (o procedimento de salvaguarda é um recurso legal aberto a empresas que enfrentam dificuldades financeiras).
Em junho de 2022, a L’Eau Vive anunciou também a abertura de um procedimento de salvaguarda (período durante o qual os ativos de 23 lojas estão congelados, dos 27 do seu portefólio integrado). As lojas franqueadas não são afetadas, com exceção de uma loja em recuperação judicial.
A Centrale Bio, operador logístico da l’Eau Vive, está a cessar a sua atividade devido ao “declínio do mercado” de produtos biológicos. A Biomonde opera 150 lojas em 2023, contra 170 em 2020.
A Les Comptoirs de la Bio, com 81 lojas (julho de 2023), passou a ser detida a 100% pelo grupo em 2022, e registou um volume de negócios de 140 milhões de euros em 98 pontos de venda em 2022. Um ano antes, a rede reportou um desempenho de 311 milhões de euros de um portfólio de 151 lojas (incluindo sites de rede, mas não necessariamente sob a bandeira Les Comptoirs de la bio)!
Marcel & Fils opera atualmente 62 lojas. A aquisição das 16 lojas de saúde La Vie em 2022 permitirá atingir cerca de 140 milhões de euros em volume de negócios.
Um nível de estabilidade pode ser visto nas “pequenas redes”, incluindo Satoriz com 39 lojas (um fechamento em 2022), Leopold market, 27 lojas, Le Grand Panier Bio, 19 lojas e My Bio Shop com 23 lojas.
Para amenizar a queda no consumo de produtos orgânicos, varejistas especializados estão tentando trabalhar sua imagem de preço. Eles são capazes de usar várias alavancas, incluindo mix de produtos, e ferramentas de empréstimo do varejo em geral, como promoções em parceria com processadores. “Preço não é barreira. A chave é a educação”, diz Laure Verdeau, diretora da Agence Bio.
Dos seis estabelecimentos biológicos, três estão em declínio, outros três estão a crescer (fora de casa: restauração pública e comercial). A solução ganha-ganha desde 2022 parece ser o casamento efetivo entre orgânico e local.
Os executivos da Biocoop apostam em uma retomada do crescimento até 2024, e muitos comerciantes já anunciaram a retomada das vendas em suas lojas no primeiro trimestre de 2023.
Fonte: Bioeco Actual
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