Produtor de Orgânicos

Manual de perdas pós-colheita em frutos e hortaliças

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 17 de janeiro de 2013.

figos, Coopernaural

O problema da desnutrição vem aumentando com o crescimento da população e com o elevado índice de perdas e desperdícios desde a produção até o consumo. O desequilíbrio entre a população e a oferta de alimentos pode ser reduzido, através da diminuição das perdas que ocorrem nas diferentes etapas, desde a produção, passando pela comercialização, até o consumo. Estatísticas mundiais indicam que, nos países em desenvolvimento, as perdas pós-colheita são mais intensas, superiores a 15% e, algumas vezes, chegam a 80%.

No Brasil, embora as divergências metodológicas e conceituais, estima-se que as perdas no pós-colheita das safras de frutos e hortaliças indicam cheguem a 40%, em geral, por falta de pessoal habilitado em práticas adequadas de produção e pelo desconhecimento de técnicas corretas de manuseio pós-colheita. A adoção de tecnologias adequadas na produção, manuseio e comercialização de alimentos poderá manter a qualidade e possibilitar um aumento da vida útil dos produtos, com impacto nos mercados interno e externo.

Mas os autores alertam que antes de implementar novas técnicas, é preciso estudar a cadeia produtiva de cada produto, identificando as causas das perdas e examinando as possibilidades de adequar e/ou introduzir tais técnicas. Além dos benefícios, a maior disponibilidade de produtos gerará um aumento de empregos em toda a cadeia de comercialização, inclusive nas propriedades rurais, o que contribuirá para a fixação do homem no campo. Além da qualidade, o pré-processamento dará maiores opções de compra ao consumidor, com preços competitivos, permitindo assim um aumento médio anual de consumo per capita, hoje muito aquém das necessidades do cidadão.

CIOrgânicos, Paula Guatimosim
Acessado em: 20/12/12

pos-colheita-hortalicas-Embrapa-manual

Conteúdo completo disponível em: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/415584/1/1997DOC0027.pdf

CENCI, A. S.; SOARES, A. G.; JÚNIOR, M. F.  Manual de perdas pós-colheita em frutos e hortaliças. EMBRAPA-CTAA. Documentos, 27. Rio de Janeiro, 1997.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.