Qualidade de vida e agricultura familiar
O trabalho faz o entrelaçamento entre qualidade de vida e agricultura familiar orgânica, partindo da premissa de que os aspectos subjetivos e objetivos presentes nas discussões sobre qualidade de vida também aparecem nos estudos sobre a agricultura familiar orgânica. Ao analisar o meio rural a partir da agricultura, percebeu-se que o padrão produtivo determina mudanças significativas na saúde socioambiental e na qualidade de vida dos agricultores. Assim, o trabalho ressalta as diferentes repercussões socioambientais, culturais e sobre a saúde humana do Padrão Técnico. Para ilustrar a articulação entre qualidade de vida e agricultura familiar orgânica, buscou-se conhecer as repercussões da adoção de um sistema de produção orgânico sobre a qualidade de vida de agricultores familiares da AGRECO, em Santa Rosa de Lima (SC).
O resultado elucidou a complexidade das relações que permeiam a pesquisa sobre qualidade de vida no meio rural, ao mesmo tempo em que confirmou a prática da agricultura familiar orgânica como uma estratégia eficaz na promoção de qualidade de vida e de valores sociais nesse meio.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 02/09/2013
Conteúdo completo disponível em:
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/86859/203042.pdf?sequence=1
AZEVEDO, E. As relações entre qualidade de vida e agricultura familiar orgânica: da articulação de conceitos a um estudo exploratório. UFSC, Florianópolis, 2004.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Agreco, agricultura familiar, Agricultura Orgânica, Cooperagreco, cooperativa, desenvolvimento rural sustentável, Eliane de Azevedo, Qualidade de Vida, UFSC.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor e Gestão .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.