Normas para a produção e processamento de orgânicos

Ao reconhecer a importância da agricultura orgânica nas últimas décadas, a preocupação dos produtores com a ecologia e meio ambiente no desenvolvimento de métodos e processos agrícolas mais seguros e sustentáveis, baseados na interação dinâmica entre solo, plantas, animais, pessoas, ecossistema e meio ambiente, a IFOAM publicou este trabalho contendo as “Normas Básicas” que refletem o estado atual e métodos de processamento da produção orgânica. Para a federação internacional, tais normas não são decisivas, mas uma contribuição para o desenvolvimento da agricultura orgânica mundial. O sistema orgânico de produção, voltado para o melhoramento dos ciclos de vida natural, baseia-se, praticamente, no uso dos recursos domésticos disponíveis e, ainda assim, mostra-se competitivo e capaz de fornecer produtos agrícolas de boa qualidade, com a preservação de suas qualidades vitais.
A publicação descreve os princípios, recomendações e normas ideais do processo orgânico na produção agrícola, animal, aquícola, processamento e produção de alimentos e até de produtos têxteis. E conclui que agricultura orgânica pode contribuir para um futuro ecologicamente sadio da humanidade.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 11/01/13
Veja o documento: IFOAM_alimentosorganicos
Conteúdo completo disponível em: http://www.serrano.neves.nom.br/dowloads/alimentosorganicos.pdf
International Federation of Organic Agriculture Movements (IFOAM)Normas Básicas para a Produção e Processamento de Alimentos Orgânicos. In: General Assembly em Mar Del Plata/Argentina, novembro 1998.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.