
Empresa da Serra Gaúcha exporta sucos e vinagres orgânicos para os EUA
A Organovita, de Garibaldi (RS), teve apoio da ApexBrasil em feiras internacionais. “Queremos que o mundo afora conheça nosso produto cada vez mais”, arma César Postingher, diretor comercial administrativo da empresa.

Com algodão agroecológico, borracha da Amazônia e couro orgânico, a Veja empacota sustentabilidade em forma de tênis
Ter um produto que provoque impacto socioambiental positivo em todas as etapas da cadeia produtiva é o objetivo da Veja, marca de tênis franco-brasileira fundada em 2005 por Sébastien Kopp e François-Ghislain Morillion.

Alimentos orgânicos devem se tornar regra na alimentação escolar de São Paulo
As matérias da seção Atividade Parlamentar são de inteira responsabilidade dos parlamentares e de suas assessorias de imprensa. São devidamente assinadas e não refletem, necessariamente, a opinião institucional da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Estudo aponta oportunidades de expansão de supermercados orgânicos
Na Alemanha, varejo local já conta com redes de porte significativo, mas segmento ainda tem grande presença de pequenas operações.

Congelamento de subsídios do USDA: agricultores dos EUA enfrentam crise e incertezas
Agricultores e organizações de alimentos nos Estados Unidos estão enfrentando dificuldades financeiras devido ao congelamento de subsídios e empréstimos agrícolas pelo governo Trump. O agricultor orgânico Nate Powell-Palm, por exemplo, teve uma doação de US$ 648.000 congelada, o que o impede de construir uma fábrica de ração e prejudica cerca de 150 produtores de grãos orgânicos da região. O congelamento de subsídios do USDA, que faz parte de uma ampla revisão dos gastos federais, está afetando agricultores em todo o país. Muitos estão cortando funcionários, interrompendo investimentos e perdendo financiamentos importantes. Além disso, as tarifas impostas por Trump sobre produtos do Canadá, México e China estão desencadeando guerras comerciais que prejudicam o setor de exportação agrícola dos EUA.

O Mundo da Agricultura Orgânica 2025: Estatísticas e Tendências Emergentes
O livro apresenta contribuições de representantes do setor orgânico em todo o mundo, abordando tópicos como o mercado global de alimentos orgânicos, importações orgânicas, regulamentações e políticas. Ele fornece insights sobre tendências atuais e emergentes na agricultura orgânica em várias regiões.
A 26ª edição de “The World of Organic Agriculture”, publicada pelo Research Institute of Organic Agriculture FiBL e IFOAM – Organics International, oferece uma revisão abrangente dos desenvolvimentos recentes na agricultura orgânica global. Ela apresenta estatísticas detalhadas sobre agricultura orgânica relacionadas à área sob gestão orgânica, uso da terra e culturas, número de fazendas e outros tipos de operadores, vendas no varejo e dados de comércio internacional.

Como o Governo brasileiro pretende aumentar oferta de alimentos orgânicos ao público
Portaria estabelece formas de ampliar e facilitar a produção e a compra de alimentos orgânicos. Entre as ações, criar mais feiras livres e mais espaços nos Ceasas para a agricultura familiar.

Correio Braziliense Agro debate programas voltados para orgânicos e combate à fome
O “Alimento no Prato” (Planaab) e o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Pnapo) foram detalhados no programa CB.Agro — parceria entre o Correio e a TV Brasília — nesta sexta-feira (18/10). Aos jornalistas Roberto Fonseca e Arthur de Souza, Joe Valle, engenheiro florestal pela Universidade de Brasília (UnB) e produtor de alimentos orgânicos, explicou que esses programas têm condições de enfrentar a fome diretamente.

EUA: o principal mercado de alimentos orgânicos do mundo
As vendas de alimentos orgânicos nos Estados Unidos em 2022 ultrapassaram a marca de US$ 60 bilhões pela primeira vez, estabelecendo um novo recorde para o setor de produtos orgânicos. As vendas totais de produtos orgânicos nos EUA, incluindo produtos orgânicos não alimentícios, atingiram um nível recorde de US$ 67,6 bilhões, de acordo com a Pesquisa da Indústria Orgânica de 2023 publicada pela Organic Trade Association (OTA). Dez estados representam aproximadamente três quartos (73%) das vendas de 2021. A Califórnia lidera, representando 32% do mercado americano total, de acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Tendências do mercado de alimentos e bebidas orgânicos americano
O tamanho do mercado global de alimentos e bebidas orgânicos foi avaliado em US$ 231,52 bilhões em 2023 e deve crescer a uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 13,9% de 2024 a 2030. Um dos principais fatores que impulsionam a expansão do mercado é a crescente conscientização sobre os benefícios à saúde associados ao consumo de produtos orgânicos. As vendas de alimentos e bebidas orgânicos devem aumentar como resultado da mudança no comportamento de compra dos consumidores. Além disso, a crescente popularidade de produtos não transgênicos entre os consumidores está impulsionando o crescimento do mercado. O mercado testemunhou um crescimento substancial devido à maior acessibilidade de alimentos e bebidas orgânicos. Os produtos orgânicos não estão mais confinados a lojas de nicho ou mercados de agricultores.