Produtor de Orgânicos

Determinação de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 29 de setembro de 2013.

 

A cadeia produtiva das hortaliças se destaca como um dos principais sistemas de produção da agricultura sob plantio convencional. Para atender à demanda, o sistema de produção utiliza grande quantidade de produtos químicos. A produção orgânica é uma opção à crescente preocupação da sociedade em relação às questões ambientais e à alimentação mais saudável. O consumo de hortaliças folhosas, em especial a alface (Latuca sativa L.), vem crescendo, devido às suas qualidades nutricionais e à praticidade no preparo e consumo. Entretanto, o consumidor não distingue nas gôndolas dos supermercados quais as produzidas no sistema orgânico e convencional, a não ser pela presença do selo de certificação.

O trabalho avaliou a presença de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais produzidas e comercializadas no município de Francisco Beltrão (PR). Foram avaliadas três amostras de alface por cromatografia gasosa com detector por captura de elétrons.

Os resultados demonstraram que as amostras de alfaces orgânica certificada, orgânica não certificada e convencional não apresentaram contaminação pelos pesticidas estudados: azoxistrobina, beta-ciflutrina, difenoconazol e iprodiona.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 16/09/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/712/1/FB_COALM_2012_1_02.pdf

BIONDO, M. Determinação de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais produzidas no município de Francisco Beltrão – PR. UTFPR, Francisco Beltrão, 2012.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.