
Seleção de genótipos de alface para a produção em sistema orgânico
Experimento da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o objetivo de avaliar diferentes genótipos de alface (Lactuva sativa L.) quanto à adaptação ao ambiente orgânico. Veja os resultados.

Produção de alface dos tipos lisa, crespa e americana
Confira o conteúdo online da Embrapa Hortaliças, sobre trabalho realizado de agosto a novembro de 2005, com objetivo de avaliar o desempenho de cultivares de três tipos de alface (americana, crespa e lisa) no sistema agroecológio de produção.

Cultivo de alface em produção orgânica
Confira como o alface é cultivado em todas as regiões brasileiras e como se tornou a principal hortaliça consumida pela população.

Determinação de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais
O trabalho avaliou a presença de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais produzidas e comercializadas no município de Francisco Beltrão (PR). Foram avaliadas três amostras de alface por cromatografia gasosa com detector por captura de elétrons.

Avaliação microbiológica de alfaces e higienização
o estudo avaliou, em CE, nas alfaces provenientes de cultivos convencional e orgânico, dois processos de higienização: o tradicional e o método teste proposto, com o detergente específico para vegetais Nitrol WV2640, e comprovou a eficácia no experimento.

Qualidade microbiológica e produtividade de alface sob adubação química e orgânica
O trabalho avaliou a produtividade e a contaminação de alface por Salmonella sp. e coliformes a 45°C, cultivada sob adubação orgânica.

Rentabilidade da alface em função do ambiente, solo e plantio
Os resultados mostram que o cultivo em estufa e sob tela de sombreamento aumenta a produtividade em época de estiagem, enquanto em época chuvosa, a produtividade é maior em cultivo sob estufa. O plantio direto e cultivo mínimo a pleno sol ou cultivo mínimo sob tela de sombreamento promovem maior produtividade no preparo convencional do solo.

Rentabilidade da alface e cenoura orgânicas, Bebedouro, SP
O trabalho avaliou a rentabilidade das culturas de alface e cenoura em sistema orgânico de produção no município de Bebedouro (SP). Os resultados mostraram que para ambos os cultivos os lucros econômicos foram positivos, embora o cultivo de alface tenha se mostrado mais rentável (77,3%) que o da cenoura (33,7%).

Desempenho do consórcio alface-beterraba sob sistema orgânico
No estudo a cultura da alface evidenciou possibilidades de participar como cultura principal no consórcio com a beterraba, quando se torna mais viável economicamente.

Produção de mudas de alface, diferentes substratos orgânicos em bandejas
Os resultados do experimento mostram que os diferentes substratos interferiram nas respostas agronômicas das mudas de alface, sendo que os formulados a partir de húmus e casca de arroz carbonizada apresentaram-se como uma alternativa ao substrato comercial.