
Cultivo de Café Orgânico
Veja mais detalhes sobre o documento da Embrapa Agrobiologia, em parceria com pesquisadores de outras Instituições, produtores e representantes da Associação de Cafeicultores Orgânicos, que trata dos diferentes aspectos de manejo que a cultura de café precisa quando plantada sob sistema orgânico.

Influência de barreira vegetal com sansão-do-campo sobre entomofauna em café
O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de barreira vegetal, como cerca-viva, composta por sansão-do-campo na passagem de insetos benéficos ou não.

Determinação de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais
O trabalho avaliou a presença de agrotóxicos em alfaces orgânicas e convencionais produzidas e comercializadas no município de Francisco Beltrão (PR). Foram avaliadas três amostras de alface por cromatografia gasosa com detector por captura de elétrons.

Motivações e estratégias de inserção no contexto da cafeicultura orgânica
O trabalho investiga as razões e estratégias dos tradicionais cafeicultores de médio e grande porte do sul de Minas Gerais para ingressarem na produção orgânica.

Perfil socioeconômico produtores de café orgânico do ES
As principais dificuldades relatadas foram o custo da certificação, a não-diferenciação do preço entre o café conilon orgânico e o convencional, a queda da produtividade das lavouras e a falta de assistência técnica especializada.

Avaliação do estado nutricional de agroecossistemas de café orgânico, MG
Tendência necessária e irreversível do agronegócio brasileiro, a produção de café orgânico tem-se destacado como uma alternativa de renda para alguns cafeicultores, devido à crescente demanda mundial por alimentos mais saudáveis.

Qualidade de grãos de cafés colhidos no chão e no pano
O estudo avaliou os sistemas de produção e tipo de colheita do cafeeiro na cidade de Santo Antônio do Amparo (MG), com o intuito de determinar sua influência sobre a qualidade do grão. Foram considerados os sistemas orgânico {ORG}, em conversão {ECV} e convencional {CONV} e as colheitas no pano e no chão.

Cafe orgânico: agrega valor
Pesquisa realizada na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), considera a conversão da cafeicultura convencional para o sistema orgânico de produção como alternativa para o cafeicultor gerar maior lucro, reduzir o impacto ambiental, dentre outros.

Naufrágio Orgânico
Os autores do artigo discutem o crescimento do mercado global de café orgânico nos últimos anos (2005-2011). E notam um aumento relevante nas exportações desse produto de países como Papua Nova Guiné, Honduras e Peru

Sistemas de Produção de café utilizados em MG
A pesquisa, cuja proposta foi de não interferir na forma de manejo desses agroecossistemas, foi conduzida por dois anos. Concluiu-se, ainda, que, de modo geral, o controle alternativo e eficiente de pragas e doenças, com defensivos condizentes com práticas em agricultura orgânica, pode resultar em um significativo aumento na produtividade de café.