Produtor de Orgânicos

Consórcio entre Repolho e Rabanete sob Manejo Orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 12 de janeiro de 2013.
foto: CI Orgânicos

O estudo avaliou a viabilidade e concluiu que o cultivo consorciado de repolho (cv. Astrus) com rabanete (cv. Sakata n.º 19) é adequado, do ponto de vista agronômico, com a possibilidade concreta de renda extra para o produtor, numa mesma área física e sem onerar custos. O repolho apresenta um ciclo de aproximadamente 90 dias e o rabanete um ciclo bem mais curto, entre 21 dias. Assim, o cultivo de rabanete nas entrelinhas de repolho, permitiu a colheita de rabanete anterior, alcançando as metas estabelecidas para um consórcio. Dessa forma, a mão de obra e os insumos são otimizados, as áreas cultivadas são mais bem aproveitadas e promove-se a biodiversidade nos sistemas agroecológicos de produção.

O consórcio entre diferentes olerícolas vem sendo adotado por muitos agricultores orgânicos da região serrana do Estado do Rio de Janeiro e as tecnologias vêm sendo desenvolvidas no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA), uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRuralRJ), Embrapa/Agrobiologia/CNPS) e a Pesagro-Rio/Estação Experimental de Itaguaí.

CI Orgânicos, Paula Guatimosim
Acessado em: 10/12/2012

repolho-rabanete

Conteúdo completo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hb/v23n2/25049.pdf

OLIVEIRA, F.L.; RIBAS, R.G.T.; JUNQUEIRA, R.M.; PADOVAN, M.P.; GUERRA, J.G.M.; ALMEIDA, D.L.; RIBEIRO, R.L.D. Desempenho do consórcio entre repolho e rabanete com pré-cultivo de crotalária, sob manejo orgânico. Horticultura Brasileira, v.23, n.2, Brasília, 2005.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.