
Atributos agroeconômicos na consorciação da couve-de-folhas com alface e/ou cebolinha sob manejo com biofertilizante
Objetivou-se avaliar atributos agroeconômicos na consorciação da couve-de-folhas com a alface e/ou cebolinha sob manejo com biofertilizante. O ensaio foi conduzido (13/5 a 1º/7/14) em casa de vegetação, no Município de Iranduba, AM. O solo da área (ARGISSOLO AMARELO Distrófico) possuía sinais de ação antropogênica indígena.

Propriedades edáficas em áreas sobre manejo orgânico
O estudo foi realizado em duas propriedades rurais em Nova Friburgo (RJ), com sistemas alternativos de produção – manejo orgânico e manejo natural – com solos de classes distintas.

Macrofauna invertebrada indicadora da qualidade do solo em manejo orgânico
O objetivo do estudo foi avaliar a diversidade da macrofauna edáfica como indicadora da qualidade do solo em sistemas orgânicos de produção. A atividade biológica é fundamental para um adequado funcionamento de vários processos do solo.

Adubação verde na forma de consórcio, quiabeiro orgânico
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação verde na forma de consórcio com diferentes densidades populacionais de Crotalaria juncea, associada à adubação orgânica, no quiabeiro cultivado sob manejo orgânico.

Biofertilizante no cultivo orgânico de beterraba
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do biofertilizante líquido Agrobio (resultante da digestão aeróbica de substratos orgânicos), desenvolvido pela Pesagro, no crescimento e produção de quatro cultivares de beterraba, no Rio de Janeiro.

Soja para fins de adubação verde e produção de grãos
O trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de treze cultivares de soja [Glycine max (L.) Merrill], submetidas a manejo orgânico, para fins de adubação verde e produção de grãos.

Consórcio entre Repolho e Rabanete sob Manejo Orgânico
estudo avaliou a viabilidade e concluiu que o cultivo consorciado de repolho (cv. Astrus) com rabanete (cv. Sakata n.º 19) é adequado, do ponto de vista agronômico, com a possibilidade concreta de renda extra para o produtor, numa mesma área física e sem onerar custos.

Qualidade de goiabas ensacadas e manejadas com produtos fitossanitários
A tese de doutorado parte da constatação que a cultura da goiabeira apresenta sérios problemas fitossanitários, geralmente controlados pelo uso intensivo de agrotóxicos, muitos dos quais não registrados para este fim. Tal prática tem colocado em risco a saúde de consumidores e produtores rurais, além de provocar sérios problemas ambientais.

Manejo da adubação verde com crotalária no consórcio com o quiabeiro
A conclusão é de que este tipo de manejo é positivo e promissor para a cultura do quiabeiro.

Desempenho de duas cultivares de pimentão em consórcio com crotalária
O estudo conclui que a adubação verde, por meio do plantio em consórcio com a Crotalária juncea, melhora o rendimento agronômico da cultura do pimentão.