Comercialização de orgânicos
O artigo analisa as formas de comercialização de orgânicos para atender a demanda dos consumidores pela utilização de processos mais limpos de produção para evitar a contaminação e degradação ambientais. Considera a produção orgânica como forma de incorporar as populações rurais no processo de desenvolvimento, visando ser ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável.
Conclui que o produtor deve adotar mais de um canal de comercialização para diversificar a origem de seus ganhos: venda direta, através de feiras; venda no local de produção; cestas em domicílio; a venda no varejo – com os pequenos comércios e supermercados – e a venda no atacado, pelos grandes hipermercados, responsáveis por cerca de 90% da comercialização e atuantes na divulgação dos produtos. Alerta, porém, que os supermercados, atuando como “intermediários” da cadeia produtiva, praticam enormes margens de lucro, que recaem sobre os consumidores.
Autora: Jacqueline Camolese de Araujo
CI Orgânicos, Paula Guatimosim Acessado em: 23/09/2012
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o “Manual Produto Orgânico: Vamos falar sobre comercialização?” da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.