Agricultura Orgânica – expandindo o conhecimento

Esse artigo tem o objetivo de expandir o conhecimento sobre a agricultura orgânica. A agricultura orgânica pode ser definida como sistema de manejo sustentável da unidade de produção, que privilegia a preservação ambiental, a agrobiodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem, visando à sustentabilidade social, ambiental e econômica no tempo e no espaço. Com base na conservação dos recursos naturais, não utiliza fertilizantes de alta solubilidade, agrotóxicos, antibióticos, aditivos químico-sintéticos, hormônios, organismos transgênicos e radiações ionizantes (Neves et al.,2004). Busca promover o bem-estar do consumidor de produtos orgânicos, colabora para a qualidade de vida do trabalhador rural, além de garantir a preservação do meio ambiente.
Conclui-se que agricultura orgânica tem dimensões éticas, sociais e ambientais, contribuindo principalmente para que os produtores familiares, anteriormente excluídos, fiquem no campo.
CI Orgânicos – Paula Chermont
Acessado em: 28/11/2011
Conteúdo completo disponível em: http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/artigos/expandindo_conhecimento.html
NEVES, M.C.P.; RIBEIRO, R.L.D.; GUERRA, J.G.M.; ESPINDOLA, J.A.A.; ALMEIDA, D.L. Agricultura orgânica – expandindo o conhecimento da Embrapa Agrobiologia.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Agricultura Orgânica, Agrobiodiversidade, Agrotóxicos, Embrapa Agrobiologia, icos, J. Espindola, J. Guerra, M Neves, Preservação Ambiental, Preservação do Meio Ambiente, Produtos Orgânicos, Qualidade de Vida, Recursos Naturais, Sistema de Manejo Sustentável.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor e Gestão .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.