Adubação verde na produção orgânica, alface americana e repolho
O objetivo do experimento, instalado na Universidade Federal de Lavras (MG), foi avaliar três espécies de adubos verdes em complementação ao composto orgânico, quanto ao aporte de nutrientes no solo, a produtividade e as características agronômicas de alface americana e repolho. O uso exclusivo de composto orgânico na produção de hortaliças orgânicas tem se mostrado oneroso, em função do grande volume exigido para a obtenção de produções comerciais. Uma das alternativas complementares vem sendo a adubação verde. Foram usadas as leguminosas mucuna-preta (Stizolobium aterrimum), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis.), e crotalária juncea (Crotalaria juncea.), mais uma testemunha (vegetação espontânea e adubação mineral); e as culturas de alface americana e repolho.
Os resultados demonstram que a crotalária juncea apresentou a maior produção de matéria seca e os maiores acúmulos dos nutrientes N, P,K, Mg, B, Mn e Zn, sendo, portanto, a espécie mais promissora para o aporte de nutrientes ao solo, advindo da decomposição/mineralização da biomassa. O uso de adubos verdes como complemento ao composto orgânico, mesmo no primeiro ano de cultivo, o qual representa um sistema em início de conversão, permitiu a obtenção de cabeças comerciais de alface americana e de repolho com peso satisfatório para o mercado, demonstrando que a adubação verde pode ser uma prática promissora na produção dessas hortaliças em sistema orgânico.
CI Orgânicos, Paula Guatimosim
Acessado em: 19/12/2012
Conteúdo completo disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hb/v24n2/04.pdf
FONTANETTI, Anastácia et al. Adubação verde na produção orgânica de alface americana e repolho. Horticultura Brasileira, vol.24, n.2. Brasília, 2006.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.