
Adubação Verde: do conceito à prática
A “adubação verde” consiste no cultivo de espécies vegetais capazes de melhorar as condições físicas, químicas, biológicas e a capacidade produtiva dos solos. Essa melhoria do solo é conseguida através da utilização de material orgânico não decomposto de plantas cultivadas (restos de galhos, folhas e outros), através do corte das plantas, deixando-as sobre o terreno como cobertura morta ou através de sua incorporação ao solo. Pode ser utilizada como parte de um sistema de rotação de culturas ou em consórcio com espécies econômicas, em pequena escala ou larga escala.

Publicações da Embrapa recomendam insumos e práticas de manejo em agroecologia
Tecnologias e recomendações para produção de composto orgânico, biofertilizantes e adubação verde com leguminosas são os temas de novos folderes técnicos e de boletim de pesquisa da Embrapa Amapá, como parte de uma programação de disseminação da informação voltada para a agroecologia.

Adubação verde nos Tabuleiros Litorâneos do Piauí.
Publicação da Embrapa sobre adubação verde, conhecida, no Brasil, há quase um século, com resultados agrícolas e retorno econômico bastante positivos, sendo adotada nos mais distintos sistemas de produção.

SNA debate aplicação de insumos agrícolas na produção de alimentos orgânicos
Produzir de forma sustentável, com a aplicação de insumos agrícolas permitidos legalmente, nas lavouras de alimentos orgânicos, é um dos principais desafios do setor e o caminho ainda é longo, no Brasil.

Cartilha sobre adubação verde e compostagem
Confira a cartilha que relaciona e descreve diversas leguminosas utilizadas para adubação verde, técnica que se reafirma como alternativa mais benéfica, ecológica e econômica em comparação à adubação química.

Cartilha sobre adubação verde para agricultores orgânicos
Confira todo o conteúdo da cartilha, produzida pela FUNDAG, sobre novas técnicas verdes de adubação para agricultores orgânicos.

Influência da adubação verde em aspectos físicos, químicos e biológicos do solo
Confira aqui que o desenvolvimento de plantas a médio e a longo prazo, depende da fertilidade de seu solo nos momentos que são necessários.

Consorcio de milho e acuna anã visando manejo sustentável
Verificou-se que a adubação verde reduziu a densidade do solo e a resistência à penetração, aumentou os teores de Ca e Mg trocáveis, a soma de bases e a capacidade de troca de cátions efetiva, além do teor S disponível.

Cultivares de soja orgânica, para fins de adubação verde e produção de grãos
As cultivares Taquari, Mandi, Campo Grande, Surubi e Celeste apresentam desempenho agronômico satisfatório, com elevados rendimentos de grãos, promissor para cultivos submetidos a manejo orgânico.

Berinjela: Adubação verde como fonte de nitrogênio
O trabalho quantificou a fixação biológica de nitrogênio (FBN) por adubos verdes em pré-cultivo e consorciados com berinjela em sistema orgânico, a utilização do nitrogênio (N) pela berinjela, e o impacto da adubação verde na produtividade de berinjela e no balanço de nitrogênio do solo