Adubação verde

Adubação Verde: do conceito à prática

Adubação Verde: do conceito à prática

A “adubação verde” consiste no cultivo de espécies vegetais capazes de melhorar as condições físicas, químicas, biológicas e a capacidade produtiva dos solos. Essa melhoria do solo é conseguida através da utilização de material orgânico não decomposto de plantas cultivadas (restos de galhos, folhas e outros), através do corte das plantas, deixando-as sobre o terreno como cobertura morta ou através de sua incorporação ao solo. Pode ser utilizada como parte de um sistema de rotação de culturas ou em consórcio com espécies econômicas, em pequena escala ou larga escala.

Cartilha sobre adubação verde e compostagem

Cartilha sobre adubação verde e compostagem

Confira a cartilha que relaciona e descreve diversas leguminosas utilizadas para adubação verde, técnica que se reafirma como alternativa mais benéfica, ecológica e econômica em comparação à adubação química.

Berinjela: Adubação verde como fonte de nitrogênio

Berinjela: Adubação verde como fonte de nitrogênio

O trabalho quantificou a fixação biológica de nitrogênio (FBN) por adubos verdes em pré-cultivo e consorciados com berinjela em sistema orgânico, a utilização do nitrogênio (N) pela berinjela, e o impacto da adubação verde na produtividade de berinjela e no balanço de nitrogênio do solo

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.