
Composto orgânico à base de esterco bovino: como fazer?
Neste trabalho da Embrapa Arroz e Feijão, é apresentado uma formulação simples , com materiais facilmente encontrados em muitas propriedades da agricultura familiar: esterco bovino, capim e folhas de bananeira. O resultado é um composto orgânico rico em nutrientes e que pode ser utilizado para várias culturas, em doses que vão depender da exigência de cada uma e da fertilidade do solo.

Cultivo de mangueira ‘tommy atkins’ com diferentes compostos orgânicos
Veja mais sobre a experiência realizada pela Embrapa Hortaliças, que testou diferentes compostos orgânicos no crescimento das folhas de mangueira.

Preparo de composto orgânico sem esterco animal
Conheça as vantagens da adubação orgânica e aprenda aqui a fazer o seu próprio composto orgânico.

Meloeiro adubado com compostos orgânicos
Confira como os compostos orgânicos podem reduzir o uso de insumos externos e contribuir para o atendimento das exigências do mercado de frutas orgânicas.

Aprenda como se faz o condicionador Granofert
Nesse folder você aprende a fazer Granofert. Com o objetivo de reduzir o custo dos compostos de farelos do tipo bokashi, a Embrapa hortaliças em parceria com agricultores orgânicos desenvolveu uma formulação denominada Granofert®

Avaliação de híbridos e adubação de pepino para período chuvoso
Com o objetivo de se definir a quantidade de composto orgânico e cultivares comerciais adequados ao cultivo orgânico de pepino no período chuvoso do Cerrado, a Embrapa realizou um experimento de cerca de 3 meses na região. Confira aqui os resultados!

Cultivares e adubação de pimentão
A Embrapa Hortaliças realizou um trabalho com o objetivo de identificar cultivares e a dose de composto orgânico que mais se adequavam ao cultivo de pimentão em sistema orgânico no período seco/inverno do Cerrado. Veja os resultados no site

Aprenda como se faz composto orgânico
Aprenda como se faz um composto orgânico, passo-a-passo, nesse folder publicado pela Embrapa Hortaliças.

Composto de farelos
Confira como o composto de farelos, ou “bokashi”, é um adubo sólido constituído de uma mistura de resíduos agroindustriais diversos, como farinha de ossos, farelos de cereais e de oleaginosas.

Compostagem de resíduos com esterco para insumo
A utilização dos resíduos orgânicos de origem domiciliar, para a produção de insumo, é tecnicamente viável, tanto por meio da compostagem, quanto da vermicompostagem. A adição de esterco não reduziu o tempo de maturação do composto.