Produtor de Orgânicos

Adubação verde na forma de consórcio, quiabeiro orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de janeiro de 2013.
Embrapa Agrobiológica, RJ, foto: CI Orgânicos

Devido a sua importância para a geração de renda dos produtores de olerícolas cultivadas no Rio de Janeiro, o quiabeiro enfrenta, entretanto, suscetibilidade a nematoides formadores de galhas radiculares. Por isso, o cultivo do quiabeiro consorciado a espécies controladoras desse patógeno é instrumento valioso no controle dessa doença.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da adubação verde na forma de consórcio com diferentes densidades populacionais de Crotalaria juncea, associada à adubação orgânica, no quiabeiro cultivado sob manejo orgânico. A conclusão dos autores foi que o cultivo consorciado da crotalária para adubação verde com a cultura do quiabeiro, independente da população utilizada da leguminosa, proporcionou aumento da produtividade e redução qualitativa na incidência de galhas formadas por fitonematoides nas raízes do quiabeiro, quando comparados ao cultivo solteiro dessa hortaliça.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 02/01/2013

quiabeiro-Embrapa

Conteúdo completo disponível em: http://www.cnpab.embrapa.br/comunicado-tecnico/COT054

RIBAS, R.G.T. et al. Adubação Verde na Forma de Consórcio no Cultivo do Quiabeiro sob Manejo Orgânico. Comunicado Técnico  54- EMBRAPA.  Seropédica, 2002.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.