Alimentos orgânicos: oportunidades de mercado e desafios

A importância dos alimentos orgânicos tem crescido nos últimos anos em diferentes países. Estudos mostram um aumento no interesse dos consumidores por alimentos desse tipo. O trabalho realizado pela Embrapa visa identificar os fatores que inibem o consumo de orgânicos na região metropolitana de Goiânia e formular estratégias para a inserção destes alimentos na região.
Aproximadamente 20% consome alimentos orgânicos regularmente há mais de um ano. Entre os fatores que mais estimulam os consumidores a adquirir alimentos orgânicos estão a preocupação com a saúde pessoal e familiar (36,5%); o sabor, a cor, o tamanho ou a consistência dos produtos (25,4%); bem como a garantia de procedência dos produtos (18,8%).
Em contrapartida, os consumidores indicaram também alguns fatores que estariam limitando o consumo de alimentos orgânicos: a) o preço elevado (38,4%); b) a dificuldade de encontrar os produtos no mercado (28,3%); e c) a falta de informações sobre os produtos (18,8%). Conclui-se, assim, que as ações voltadas para a promoção de alimentos orgânicos deveriam enfocar mais esses aspectos.
Fonte: Embrapa Hortaliças
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