Biblioteca

OrigenEquador: patrimônio, tradição e cultura através do chocolate

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 15 de maio de 2023.

Desde sua fundação em 2016, OrigenEcuador se dedica a colaborar por meio da gestão e comercialização de produtos orgânicos e sustentáveis ​​elaborados com matérias-primas locais do Equador. Sua missão é promover produtos autênticos que refletem a diversidade cultural e geográfica do Equador, especialmente o chocolate orgânico de alta qualidade e valor social.

Chocolate equatoriano de alta qualidade

A OrigenEcuador nasceu em 2016 com o objetivo principal de promover os produtos endêmicos do Equador, com foco especial no chocolate. Sua missão é ajudar artesãos e pequenos e médios empresários a divulgar seus produtos na Europa, oferecendo produtos equatorianos premium e contribuindo para a economia e a preservação do patrimônio histórico e natural do Equador.

Embora o Equador seja conhecido por suas exportações de cacau, OrigenEcuador busca promover o chocolate produzido em seu local de origem. A empresa começou em 2016, mas foi apenas quatro anos depois, em 2020, que formalizou sua aliança com a prestigiada empresa de chocolates Paccari para o norte da Espanha e o sul da França, permitindo à OrigenEcuador entrar no mercado de chocolates na Europa.

“Acreditamos que patrimônio, tradição e cultura são algo que deve ser preservado e divulgado, pois são a manifestação viva da riqueza do Equador. A sua simples existência é uma oportunidade para fortalecer a identidade da população local, o reflexo do seu passado como inspiração para valorizar o presente e construir o futuro”, explica Isabel Maingón, fundadora da OrigenEcuador.

Produção sustentável – valor agregado

Todas as marcas da OrigenEcuador trabalham com chocolate elaborado com cacau Fino de Arona com denominação de origem “Nacional Arriba”. Destacam-se por serem fazendas e cooperativas enraizadas no território com um sistema produtivo baseado na agricultura orgânica. Seguindo processos de produção tradicionais e muitas vezes artesanais e práticas agrícolas responsáveis ​​e sustentáveis ​​que protegem a biodiversidade, produzem produtos biológicos premium com sabores e aromas únicos. Além disso, marcas como Paccari e Kuná também possuem a distinção Tree To Bar, que indica que possuem total controle sobre o processo produtivo, desde a árvore até a barra de chocolate.

OrigenEcuador busca promover o chocolate produzido em seu local de origem

Por outro lado, a maioria são empresas ou marcas geridas por mulheres. “O Equador evoluiu muito, e a mulher equatoriana é culturalmente uma lutadora. Hoje em dia, o papel da mulher no chocolate é fundamental”, enfatiza Isabel Maingón.

Marcas OrigenEquador

Entre as marcas da OrigenEcuador estão nomes como Alibú, Awki ou Kuná, de María Fernanda Andrade, resultado de um esforço para criar um chocolate fino e sustentável com uma identidade única desde a sua criação.

A província de Manabí oferece alguns dos cacaus mais luxuosos do mundo, e Lúa cultiva essas variedades geneticamente abençoadas. A família de Christian são agricultores que vivem na Lúa há mais de 6 gerações, cultivando o cacau de acordo com as fases lunares. Também em Manabí está a Cárdenas Chocolate, uma plantação familiar liderada por Susana Cárdenas. Sua família fabrica chocolate desde 1920 com o objetivo de manter viva a herança equatoriana em cada barra de chocolate.

Através de sua técnica de cristalização de frutas e extratos, Kamm, liderada por Michel Kammoun, chega a uma fórmula com cacau e cristais, criando uma experiência extra-sensorial que conecta e transporta com os melhores sabores do mundo em uma barra de chocolate.

“A mulher equatoriana é culturalmente uma lutadora. Hoje seu papel é crucial”

Awki, de Nathalia Padilla, combina chocolate com uma mistura de ervas medicinais e frutas liofilizadas. Combinações baseadas em saberes ancestrais, com textura crocante, nutritivas e com baixo teor de açúcar.

A Equacacao, comandada por Carlos Pulgarin, obtém seus chocolates de um cacau com aromas complexos e únicos. De grande pureza, seu cacau 100% orgânico possui características organolépticas originais que combinam amargor expressivo com notas florais e frutadas.

Fundada por Carla Barbotó e Santiago Peralta, a Paccari reinventa o chocolate graças ao cacau equatoriano. Oferece chocolates com no mínimo 60% de cacau em todos os seus produtos, que por sua vez são sem leite, sem glúten e sem açúcares refinados. Sua oferta inclui snacks, chips e tabletes de chocolate disponíveis em até 35 sabores, ideais para saborear o cacau sozinho ou combinado com as melhores criações culinárias.

Fonte: Bio Eco Actual, Jornal Orgânico Internacional

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.