Consumidor de Orgânicos

Certificação e confiança na feira de produtos orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 23 de outubro de 2012.
foto: CI Orgânicos

O trabalho  analisa a construção da confiança entre o consumidor e o produtor de orgânicos, baseada na relação face a face. Conhecidos como “bens de crença”, uma vez que os seus ‘atributos’ não podem ser identificados, os produtos orgânicos passam por mudanças no mercado. Os autores concluem que, mesmo com o sistema de certificação baseado no conhecimento perito, e a comercialização ampliada para os supermercados, lojas especializadas e até pela internet, o sistema de aquisição diretamente do produtor e a rede de confiança estabelecida ainda predomina. Sob a luz das teorias sociológicas e antropológicas de consumo, o trabalho constata que a construção e o fortalecimento das relações entre o produtor e o consumidor de orgânicos são parte da ideologia alimentar e da confiança nos produtos adquiridos.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim

Acessado em: 08/10/12

Conteúdo completo disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT1-413-499-20080510232052.pdf

CASTANEDA, M.; PORTILLO, F. Certificação e confiança face-a-face na feira de produtos orgânicos. Brasília. UFRRJ, 2008.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.