Certificação e confiança na feira de produtos orgânicos

O trabalho analisa a construção da confiança entre o consumidor e o produtor de orgânicos, baseada na relação face a face. Conhecidos como “bens de crença”, uma vez que os seus ‘atributos’ não podem ser identificados, os produtos orgânicos passam por mudanças no mercado. Os autores concluem que, mesmo com o sistema de certificação baseado no conhecimento perito, e a comercialização ampliada para os supermercados, lojas especializadas e até pela internet, o sistema de aquisição diretamente do produtor e a rede de confiança estabelecida ainda predomina. Sob a luz das teorias sociológicas e antropológicas de consumo, o trabalho constata que a construção e o fortalecimento das relações entre o produtor e o consumidor de orgânicos são parte da ideologia alimentar e da confiança nos produtos adquiridos.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 08/10/12
Conteúdo completo disponível em: http://www.anppas.org.br/encontro4/cd/ARQUIVOS/GT1-413-499-20080510232052.pdf
CASTANEDA, M.; PORTILLO, F. Certificação e confiança face-a-face na feira de produtos orgânicos. Brasília. UFRRJ, 2008.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.