
Alimentos orgânicos e o consumo responsável
O Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), com a colaboração da…

O olho do consumidor
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou uma cartilha…

Falta consciência ao consumidor brasileiro: Moacir Darolt
“Atualmente o estado do Paraná está dominado pela semente transgênica…

Produtos orgânicos e comportamento do consumidor
O consumidor orgânico estabelece outros valores e referenciais para o consumo, assim como para seu estilo de vida, adotando uma postura crítica em relação à cultura industrial.

Embalagem de café orgânico e a intenção de compra do consumidor
A pesquisa avaliou o efeito de algumas características da embalagem de café orgânico sobre a intenção de compra do consumidor, utilizando-se a conjoint analysis.

Orgânicos: entendimento do consumidor, assimetrias e preço
O estudo constatou a desconfiança dos consumidores em relação às informações contidas na embalagem e sua sensibilidade ao preço, tolerando no máximo uma margem de 20% a mais no valor dos produtos orgânicos em relação aos convencionais.

Avaliação da compra da couve minimamente processada
Embalagem e rótulo são o primeiro contato entre o consumidor e o produto. Assim, o objetivo do trabalho foi avaliar o efeito das características da embalagem na intenção de compra de couve minimamente processada, considerando as diferenças que influenciam a percepção do produto pelo consumidor e, consequentemente, sua intenção de compra.

Produção orgânica municipal: dinâmica econômica e desenvolvimento sustentável
Com o objetivo verificar o desenvolvimento produtivo e a viabilidade comercial da implantação de sistemas orgânicos na associação dos produtores do município de Cacoal (RO).

Tomate orgânico: conteúdo nutricional e a opinião do consumidor
A pesquisa teve o objetivo de descrever o conteúdo nutricional e as características sensoriais do tomate orgânico em comparação ao convencional, bem como conhecer o perfil e a opinião dos consumidores com relação aos alimentos cultivados organicamente.

Certificação e confiança na feira de produtos orgânicos
Os autores concluem que, mesmo com o sistema de certificação baseado no conhecimento perito, e a comercialização ampliada para os supermercados, lojas especializadas e até pela internet, o sistema de aquisição diretamente do produtor e a rede de confiança estabelecida ainda predomina.