Sistemas de Distribuição e Comercialização dos Produtos Orgânicos

O artigo apresenta os resultados de um estudo sobre o sistema de distribuição e comercialização de produtos orgânicos no interior do estado de São Paulo. A pesquisa foi realizada junto a 48 produtores de diversas cidades para o estudo da distribuição como estratégia de ativação do mercado de produtos orgânicos, que inclui diversas atividades de estímulo à demanda.
O estudo de caso foi realizado no Rancho Orgânico, exemplo de alternativa para produtores de pequeno porte comercializarem seus produtos regionalmente. O trabalho também incluiu a aplicação de um questionário em algumas distribuidoras. Como resultados, os autores apontam como alternativas viáveis para a distribuição de produtos orgânicos a organização dos produtores em pequenos grupos de interesse (criação de cooperativa), visando não apenas a redução de custos, mas a manutenção de seus produtos nos pontos de venda, a fim de conquistar e manter o público-alvo.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 18/10/12
Conteúdo completo disponível em: http://www.sober.org.br/palestra/9/441.pdf
GRAZIANO, G.O.; GRAZIANO, I.O.; NETO, M.S.; PIZZINATTO, N.K. Sistemas de Distribuição e Comercialização dos Produtos Orgânicos: Um Estudo Exploratório. Piracicaba. UNIMEP, 2008.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
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