Produtor de Orgânicos

Resíduos industriais e do agronegócio viram adubo de orgânicos

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de junho de 2019.

A Ecocitrus, Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí, especializada na produção de óleos e sucos cítricos, implanta um novo sistema de biodigestores que transforma resíduos de origem animal e vegetal em fertilizantes orgânicos para a produção de seus associados. Com isso, o refugo das indústrias de laticínios, bebidas, celulose, biodiesel e grande volume de resíduos originados por frigoríficos de aves e suínos, tanto no abate como no processamento, passa a ser convertido em fertilizantes ecológicos na Ecocitrus, sediada em Montenegro. A pesquisa foi de R$55 milhões investidos durante uma década. 

Enquanto os biodigestores disponíveis no mercado brasileiro trabalham com a mono biomassa, ou seja, com apenas um tipo de resíduo, no processamento da Ecocitrus todos eles misturados e biodigeridos juntos. Até então, os resíduos orgânicos de modo geral são tratados através da compostagem, um processo sólido, que demanda revolvimento mecânico. Isso faz com que o gerador do resíduo tenha que solidificar sua matéria para levar à usina de compostagem, o que acaba demandando alto investimento. “Sabemos que isso influência o despejo dos resíduos em aterros sanitários, mesmo sendo ilegal. Nosso diferencial é que o processamento trabalha com lodos e líquidos, além de ser mais rápido que a compostagem”, disse Adriana.

Enquanto o tratamento de biodigestão da Cooperativa, que se dá via anaeróbica (realizado por bactérias em espaços de ausência de oxigênio e locais fechado), leva cerca de 90 dias para gerar o fertilizante, na compostagem esse processo dura cerca de 120 dias.

Buscando potencializar a produção de orgânicos no Vale do Caí, a Cooperativa está distribuindo gratuitamente os insumos para os cerca de 100 agricultores cooperativados, e às demais produções de orgânicos da região. “Isto incentiva o escalonamento dos orgânicos e um ciclo de produção ecologicamente correto, que vai do fertilizante aos óleos e sucos da Cooperativa”, disse o presidente.

Leia a notícia completa, Jornal do Comércio

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.