
A tendência do uso de fertilizantes na agricultura orgânica
A agricultura orgânica pode fazer uso de fertilizantes especiais. Ao contrário do que muita gente imagina, a agricultura orgânica pode fazer uso de fertilizantes especiais, que misturam nutrientes balanceados de fontes orgânicas, e não apenas de compostagem. Os minerais de origem natural e de baixa solubilidade, como os fosfatos naturais, os calcários e os pós de rocha, são permitidos nesse tipo de agricultura, que, assim como todas as outras, busca o aumento de produtividade para prosperar e ser sustentável.

Fertilizante Orgânico Concentrado
Aprenda a fazer um Fertilizante Orgânico Concentrado, produzido com carcaças…

Fertilizante orgânico aumenta produtividade e crescimento da nogueira macadâmia
Pesquisa comprova que a produção das plantas teve aumento de até 29% com aplicação de doses maiores do composto. Consumo mundial da noz cresce acima da média e, no Brasil, seu cultivo tem imenso potencial de expansão. O consumo global da macadâmia cresce 7% ao ano, segundo dados compilados pela Associação Brasileira de Noz Macadâmia (ABM). Um índice acima da média das demais castanhas e nozes. No Brasil, o cultivo da noz, cuja colheita dura do fim de fevereiro até o começo de maio, ainda é tímido, mas com base em recente estudo, há boas perspectivas de aumentar sua produtividade nacional.

Resíduos industriais e do agronegócio viram adubo de orgânicos
Um novo passo para o fomento de uma produção orgânica em grande escala acaba de ser dado no Estado. Depois de mais um década de pesquisa, e cerca de R$ 5.5 milhões investidos, a Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (Ecocitrus), especializada na produção de óleos e sucos cítricos, implanta um novo sistema de biodigestores que transforma resíduos de origem animal e vegetal em fertilizantes orgânicos para a produção de seus associados.

Solos da Bacia Hidrográfica, Rio do Peixe, para fertilizantes orgânicos
A gestão de recursos ambientais em bacias hidrográficas é uma estratégica para evitar a degradação do solo e da água. O trabalho busca efetuar a classificação dos solos da Bacia do Rio do Peixe.