Bioinsumos

Pronara: Um novo capítulo para a agricultura livre de veneno

Pronara: Um novo capítulo para a agricultura livre de veneno

O governo federal deu um passo histórico rumo a uma agricultura mais saudável e sustentável. O Decreto nº 12.538 institui o Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos (Pronara), que promete revolucionar o campo brasileiro com políticas concretas para diminuir o uso de substâncias tóxicas, promover bioinsumos e fortalecer a agroecologia. Quer entender como isso afeta você, o produtor e o consumidor? Este é o momento de se informar e acompanhar os conteúdos do canal CI Orgânicos, que traz tudo sobre produção orgânica no Brasil.

Morango orgânico no DF: inovação e sustentabilidade em foco

Morango orgânico no DF: inovação e sustentabilidade em foco

Neste vídeo envolvente da Emater‑DF, o engenheiro agrônomo Roberto Carneiro lidera uma conversa sobre a expansão da produção de morango orgânico no Distrito Federal e o uso de bioinsumos. Um conteúdo imperdível para quem quer transformar a produção agrícola com soluções ecológicas e rentáveis. Se você busca uma agricultura mais verde, econômica e inovadora, este vídeo é essencial. Acesse o canal da Emater‑DF, assista e participe dessa revolução agroecológica!

Bioinsumos para produção orgânica serão apresentados na Bio Brazil Fair

Bioinsumos para produção orgânica serão apresentados na Bio Brazil Fair

Promip terá estande na feira para apresentar suas tecnologias.

Insumos biológicos e outras tecnologias para a produção orgânica serão apresentadas para agricultores e demais interessados durante a Bio Brazil Fair I Biofach América Latina 2025, que ocorre de 11 a 14 de junho, em São Paulo (SP), e é considerada uma das maiores feiras de produtos orgânicos, naturais e saudáveis da América Latina. A Promip, empresa brasileira pioneira na pesquisa e produção de bioinsumos, estará apresentado suas tecnologias durante o evento.

Raiar lança Instituto Folio para desenvolver “mundo novo” da agricultura orgânica

Raiar lança Instituto Folio para desenvolver “mundo novo” da agricultura orgânica

O lançamento formaliza uma iniciativa já existente nos últimos anos, criada como uma “rede”, que era um braço da Raiar e agora ganha autonomia.
“O Instituto nasce a partir de uma visão da Raiar de que a transição da agricultura é cocriada e que é um sistema complexo que precisa de soluções complexas”, disse Luís Barbieri, Diretor-executivo, idealizador do instituto, sócio e cofundador da Raiar. O que o Instituto defende é a transformação produtiva em busca do cultivo de grãos e de uma agricultura mais saudável, pautada por práticas como o uso de bioinsumos, plantas de cobertura, fertilizantes minerais e de valorização do solo.

Biofertilizante à base de alga melhora produtividade e qualidade de plantios agrícolas

Biofertilizante à base de alga melhora produtividade e qualidade de plantios agrícolas

O uso de um biofertilizante à base de algas pode aumentar tanto a produtividade quanto a qualidade de plantios agrícolas, aponta pesquisa conduzida por cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Instituto de Pesca, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Os testes mais recentes foram feitos em plantações de menta (Mentha piperita), ou hortelã-pimenta, que receberam o extrato aquoso da macroalga Kappaphycus alvarezii. A pesquisa foi conduzida com apoio da FAPESP durante o pós-doutorado de Aline Nunes no Instituto de Biociências de Botucatu (IBB-Unesp).

Coopavel e Embrapa lançam novo inoculante para a cultura do milho

Coopavel e Embrapa lançam novo inoculante para a cultura do milho

A Embrapa Soja e a Cooperativa Coopavel estão lançando, no Show Rural Coopavel, neste dia 12 de fevereiro, às 10h, no estande da Coopavel, no Show Rural, em Cascavel (PR), um novo inoculante para a cultura do milho com as estirpes da bactéria promotora de crescimento de plantas Azospirillum brasilense CNPSo 2083 (Ab-V5) e CNPSo 2084 (Ab-V6). A formulação apresentou eficiência agronômica superior nos testes de avaliação a campo com aumento no potencial produtivo das plantas e redução no uso de adubação nitrogenada de cobertura. O inoculante Azoscoop® é o primeiro produto da biofábrica Biocoop, da Coopavel, e fruto de parceria entre a Cooperativa e a Embrapa.

Sancionada regulamentação dos bioinsumos

Sancionada regulamentação dos bioinsumos

Já está em vigor a lei que regulamenta a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos na agropecuária. Bioinsumos são produtos e tecnologias de origem biológica (vegetal, animal, microbiana e mineral) para combater pragas e doenças e melhorar o desenvolvimento das plantas. Publicada no Diário Oficial da União da segunda-feira (23), a Lei 15.070, de 2024, foi aprovada pelo Senado em 3 de dezembro e sancionada sem vetos.

Decreto presidencial cria programa de pesquisa e inovação para agricultura familiar

Decreto presidencial cria programa de pesquisa e inovação para agricultura familiar

O Programa busca fortalecer a agricultura familiar e a agroecologia, como segmentos sociais estratégicos para a ampliação da produção de alimentos saudáveis. Foi instituído, no dia 3 de dezembro, por decreto presidencial, o Programa Nacional de Pesquisa e Inovação para a Agricultura Familiar e a Agroecologia (PNPIAF). Essa iniciativa inédita tem como objetivo promover ações de PD&I voltadas à agricultura familiar, com ênfase na transição agroecológica dos sistemas agroalimentares, preservação dos biomas e sustentabilidade dos agroecossistemas. As discussões entre as equipes técnicas da Embrapa e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), desde 2023, culminaram com a elaboração de uma plataforma colaborativa, que embasa as temáticas prioritárias abarcadas pelo novo Programa.

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

Câmara aprova projeto que regulamenta produção de bioinsumos agrícolas

De autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), o Projeto de Lei 658/21 foi aprovado com texto do relator, deputado Sergio Souza (MDB-PR), que prevê a dispensa de registro para a produção própria, contanto que não seja comercializada. É instituída ainda uma taxa para financiar o trabalho de registro e fiscalização por parte da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.