Produtor

Composto orgânico aplicado na cultura de cana melhora a produtividade e a fertilidade do solo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 4 de abril de 2022.

Pesquisa realizada em 2021 pela equipe do Centro de Pesquisa Mokiti Okada (CPMO) avaliou o efeito na fertilidade química do solo após a aplicação de um composto orgânico inoculado com Embiotic, mostrando seu impacto sobre o desempenho da cultura da cana-de-açúcar.

O estudo foi desenvolvido em uma usina de açúcar e álcool no interior do Estado de São Paulo, e envolveu dois tratamentos na compostagem, onde foram utilizadas como matérias primas a torta de filtro e cinza de caldeira.

O ensaio teve duração de 140 dias, contemplando desde a aplicação do composto no campo até a colheita da cana-de-açúcar nos talhões designados.

Após a realização da biometria – procedimento utilizado para estimar a produtividade e qualidade da cana-de-açúcar que será colhida, verificou-se diferença estatística pelo Teste T Student a 10%, para o número de perfilhos entre os tratamentos, sendo essa diferença de aproximadamente 6,9% a mais para o tratamento onde foi aplicado composto inoculado com Embiotic, conforme mostra a figura 1.

Figura 1. Avaliações de perfilhos (p≤10%), peso de 10 canas e produtividade, nos talhões com aplicação de composto, com e sem Embiotic.

Para o peso de dez canas, não houve diferença estatística, porém, a produção total por hectare é maior no tratamento com Embiotic Compostagem, alcançando 75,3 toneladas por hectare, contra 72,6 toneladas por hectare na testemunha, devido ao maior número de perfilhos, contabilizando cerca de 3,5% de aumento em produtividade para o tratamento com Embiotic Compostagem.

A alta na produtividade pode estar relacionada ao aumento dos teores de alguns nutrientes, constatado após a realização das análises de solo.

Verificou-se um crescimento de 16,9% no teor de fósforo onde foi aplicado composto tratado com Embiotic Compostagem em relação ao composto onde não foi aplicado o inoculante. A mesma tendência foi observada em relação ao potássio, onde houve aumento de 10,6% no solo com aplicação de composto com Embiotic Compostagem.

Figura 2. Teores de fósforo e potássio no solo, após a colheita nos talhões com aplicação de composto, com e sem Embiotic.

O fósforo exerce papel fundamental no desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e participa desde o estabelecimento da cultura no campo, além de melhorar o enraizamento e o perfilhamento e atua ainda na concentração de carboidratos (MALAVOLTA et al., 1997).

O fósforo também age diretamente no metabolismo da planta, principalmente na formação de proteínas, divisão celular, fotossíntese, formação de ATP e sacarose (VITTI e MAZZA, 2002).

O potássio possui lugar de destaque na cultura da cana-de-açúcar, sendo este o mais extraído pela planta (KORNDÖRFER; OLIVEIRA, 2005). São inúmeras suas funções na cultura, destacando o funcionamento dos estômatos, regulação da turgidez do tecido, ativação de sistemas enzimáticos, transporte de carboidratos e resistência a geadas, secas, doenças e acamamento (ORLANDO FILHO; ZAMBELO JÚNIOR; RODELLA, 1980).

Alguns micronutrientes seguiram o mesmo comportamento, como o boro e o zinco, ambos com aumentos em relação à testemunha, de 25% e 55% respectivamente, conforme mostra a figura 3.

Figura 3. Teores de boro e zinco no solo, após a colheita nos talhões com aplicação de composto, com e sem Embiotic.

 

O boro possui funções relativas ao transporte de açúcares, lignificação e estruturação da parede celular, metabolismo de carboidratos e RNA, entre outras (EPSTEIN; BLOOM, 2006).

Já o zinco, participa dos processos da fotossíntese, síntese do triptofano, aminoácido precursor do AIA (Ácido Indolacético) promotor de crescimento (MARSCHNER, 1995), além do metabolismo das auxinas, fenóis, e síntese de proteínas (EPSTEIN; BLOOM, 2006).

Nas avaliações realizadas, foram observadas vantagens no uso do composto tratado com a tecnologia Embiotic Compostagem, tanto para a parte química do solo, quanto na produtividade da cana-de-açúcar.

Fonte: Centro de Pesquisa Mokiti Okada, com informações de assessoria, SNA

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.