Produtor de Orgânicos

Rastreabilidade para produtos orgânicos da pequena propriedade

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de junho de 2013.

 

Sítio do Moinho, RJ. Foto: CI Orgânicos

O trabalho objetivou apresentar uma proposta para um modelo de referência para rastreabilidade de produtos orgânicos, em pequenas propriedades rurais. Isto porque os sistemas existentes são instrumentos complexos e de alto custo de implementação, com operacionalização difícil para o pequeno produtor, que, em alguns casos, possui baixa escolaridade e baixa renda. Assim, a elaboração de um método que possa ser aplicado na pequena propriedade é fundamental para estabelecer critérios específicos que possam desenvolver a conscientização dos envolvidos na cadeia produtiva dos benefícios da rastreabilidade.

A pesquisa apresenta as etapas detalhadas que devem ser seguidas para a implantação do método, como a criação do croqui de produção e as atividades que devem ser destacadas, ou seja, processos que detém o conhecimento que relata o histórico da obtenção do produto. O modelo está sendo implantado e a partir do retorno da avaliação de cada usuário o método poderá ser alterado tanto na forma como no conteúdo no decorrer desta pesquisa.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 16/06/2013


Conteúdo completo disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_113_740_16352.pdf

PINHEIRO, K.H.; BITTENCOURT, V.M. Rastreabilidade para produtos orgânicos oriundos da pequena propriedade: um modelo de referência. UFTPR-PG, São Carlos, 2010.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.