Rastreabilidade para produtos orgânicos da pequena propriedade

O trabalho objetivou apresentar uma proposta para um modelo de referência para rastreabilidade de produtos orgânicos, em pequenas propriedades rurais. Isto porque os sistemas existentes são instrumentos complexos e de alto custo de implementação, com operacionalização difícil para o pequeno produtor, que, em alguns casos, possui baixa escolaridade e baixa renda. Assim, a elaboração de um método que possa ser aplicado na pequena propriedade é fundamental para estabelecer critérios específicos que possam desenvolver a conscientização dos envolvidos na cadeia produtiva dos benefícios da rastreabilidade.
A pesquisa apresenta as etapas detalhadas que devem ser seguidas para a implantação do método, como a criação do croqui de produção e as atividades que devem ser destacadas, ou seja, processos que detém o conhecimento que relata o histórico da obtenção do produto. O modelo está sendo implantado e a partir do retorno da avaliação de cada usuário o método poderá ser alterado tanto na forma como no conteúdo no decorrer desta pesquisa.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 16/06/2013
Conteúdo completo disponível em:
http://www.abepro.org.br/biblioteca/enegep2010_TN_STO_113_740_16352.pdf
PINHEIRO, K.H.; BITTENCOURT, V.M. Rastreabilidade para produtos orgânicos oriundos da pequena propriedade: um modelo de referência. UFTPR-PG, São Carlos, 2010.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Tags: Abepro, agricultura familiar, rastreabilidade.
Compartilhe:
Saiba mais sobre Produtor e Gestão .

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.