Produtor de Orgânicos

Qualidade de goiabas ensacadas e manejadas com produtos fitossanitários

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 28 de dezembro de 2012.

A tese de doutorado parte da constatação que a cultura da goiabeira apresenta sérios problemas fitossanitários, geralmente controlados pelo uso intensivo de agrotóxicos, muitos dos quais não registrados para este fim. Tal prática tem colocado em risco a saúde de consumidores e produtores rurais, além de provocar sérios problemas ambientais. Diante disso, os consumidores têm optado por alimentos mais saudáveis, como os orgânicos, livres de agrotóxicos e de outras substâncias prejudiciais à saúde. O cultivo orgânico da goiabeira utiliza várias práticas sustentáveis que, entretanto, não têm conseguido manter a população de pragas em níveis que não resultem em danos econômicos.

O presente trabalho avaliou as qualidades física, química e visual de frutos de goiabeiras tratadas com diferentes produtos fitossanitários. Os frutos das plantas foram ensacados com três tipos de embalagens e os experimentos foram instalados em delineamento casualizado, com três repetições e dez frutos por unidade experimental. Concluiu-se os tratamentos fitossanitários alternativos reduzem a infestação dos frutos por moscas-das-frutas e gorgulho e não alteram significativamente as qualidades física, química e visual dos frutos. A embalagem sacola plástica branca é mais eficiente na proteção dos frutos contra moscas-das-frutas.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 03/12/2012

Conteúdo completo disponível em:
http://www.tede.ufv.br/tedesimplificado/tde_arquivos/17/TDE-2007-04-19T092939Z-481/Publico/texto%20completo.pdf

PINHEIRO, S.S.C. Qualidade de goiabas ensacadas e manejadas com diferentes produtos fitossanitários sob manejo orgânico. UFV. Viçosa, 2006.

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.