Produtor de Orgânicos

Produção Orgânica de Sementes

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 8 de outubro de 2013.

A produção de sementes, mudas e outras formas de propagação vegetal é hoje um dos maiores desafios para a olericultura orgânica. Mesmo com o pioneirismo na produção orgânica, a olericultura tem pouca oferta de sementes orgânicas para atender ao processo de certificação em toda a cadeia produtiva. A certificação assegura ao produtor de hortaliças orgânicas o plantio de sementes isentas de tratamento químico, produzidas em condições próprias e seguras, desde o campo até a embalagem final.

As sementes para agricultura orgânica são produzidas de acordo com os princípios agroecológicos, utilizando germoplasma adaptado às condições locais, e com frequência resgatando o uso de cultivares tradicionais e/ou crioulas. Por envolver grandes mudanças nos atuais sistemas de produção comumente empregados, a produção de sementes para cultivos agroecológicos não têm sido interesse de grandes empresas, de porte mundial.

A Embrapa Hortaliças vem trabalhando no desenvolvimento de tecnologia própria para a produção de sementes, tanto na adoção de métodos orgânicos de manejo dos cultivos para sementes, como em tecnologia alternativas para o tratamento de sementes como, por exemplo, o uso de extratos vegetais e alguns métodos físicos para eliminação de patógenos.

Conteúdo completo disponível em:
Grupo de Agricultura Orgânica e Agroecologia – Embrapa

Acessado em: 27/09/2013

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.