Produtor de Orgânicos

Produção de milho orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 4 de março de 2014.

 

foto: Maria Chan

O milho orgânico, além de mais saudável para consumo para a família do produtor, também é importante para aqueles que adotam o sistema orgânico na criação de animais, como porcos e galinhas. Confira o que dizem os pesquisadores da Embrapa, Walter Matrangolo, sobre as características do sistema orgânico de produção e José Carlos Cruz, que fala sobre o milho orgânico.

Durante o programa, o pesquisador Walter Matrangolo, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas/MG), destaca as características do sistema orgânico de produção. Já o pesquisador José Carlos Cruz fala, especialmente, sobre o milho orgânico.

“O cultivo orgânico preza pela valorização da biodiversidade local. Os insumos utilizados vêm da própria propriedade. Já o cultivo tradicional utiliza insumos como fungicidas, herbicidas e inseticidas”, explica Matrangolo. Outra vantagem é que o produto alcança um maior valor de mercado.

Por sua vez, José Carlos Cruz, também pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, explica que é comum os agricultores utilizarem o milho orgânico na alimentação de frangos e suínos do sistema de produção orgânico. “O milho é consumido na propriedade não havendo problemas com a comercialização do produto”.

Quem também participa do Prosa Rural desta semana é o produtor de Sete Lagoas, Marconi Tavares, que produz milho orgânico há cinco anos. “A produção de milho orgânico traz um alimento mais natural e conseqüentemente um uso mais prolongado do solo”, afirma o produtor.

O Prosa Rural é o programa de rádio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O programa conta com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Ouça o programa da Embrapa Milho e Sorgo

Notícias relacionadas:

Cultivo orgânico de milho verde

Decomposição de resíduos de milho e soja em função do tempo

Desenvolvida a primeira semente orgânica de milho do Brasil

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.