Produtor de Orgânicos

Normas básicas para produção e processamento de orgânicos, IFOAM

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 7 de maio de 2013.

 

foto: CI Orgânicos, produto ganhou prêmio na Biofach de Nuremberg, Alemanha

O IFOAM (International Federation of Organic Agriculture Movements), importante organização europeia dedicada aos princípios da agricultura orgânica, elaborou Normas Básicas que objetivam servir de base para que os programas de certificação mundiais desenvolvam suas próprias normas regionais e nacionais, assim como as condições locais e o estado atual e métodos de processamento da produção orgânica

A Federação alerta que tais normas não podem ser usadas para certificação, nem devem ser encaradas como decisivas, mas como mais uma contribuição para o desenvolvimento da agricultura orgânica mundial. As Normas Básicas do IFOAM também formam as bases para operação do IFOAM Accreditation Programme, que avalia e credencia programas de certificação com base nas Normas Básicas e Critérios de Credenciamento desenvolvidos pela organização.

Com 48 páginas, o documento descreve os princípios da produção e processamento orgânicos e explica por que a engenharia genética não tem lugar junto à produção e processamento orgânicos. Discorre sobre a produção agrícola e animal, em geral, e especificamente, em capítulos distintos, além da produção aquícola. Em seguida, aborda o processamento e manipulação de alimentos, produtos têxteis, rotulagem e os princípios de justiça social.

Finalmente, nos apêndices, descreve as recomendações para os produtos de fertilização, controle de pragas e doenças, o uso de insumos, cuidados com o meio ambiente, saúde humana e qualidade do produto. O documento colabora, ainda, fornecendo a lista de ingredientes de origem não-agrícola e produtos auxiliares aprovados para serem usados no processamento de alimentos e os procedimentos para avaliação dos aditivos e auxiliares no processamento de alimentos orgânicos. Enfim, um roteiro completo para nortear a elaboração de normas nacionais e regionais.

IFOAM_alimentosorganicos
Documento em inglês

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.