Produtor de Orgânicos

Importância da produção do milho orgânico para a agricultura familiar

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 21 de junho de 2013.

Por ser um produto típico de pequenas lavouras, cultivado em todo o país, o milho possui grande versatilidade de uso na propriedade, tanto para alimentação humana quanto animal, sendo de grande importância para a agricultura familiar. Além da produção de grãos, serve à produção de silagem, milho verde, pipoca, confecção de artesanato de palha e mesmo em conserva alimentícia, agregando valor ao produto final. Sua grande flexibilidade o torna adaptado a sistemas de rotação, sucessão e consorciação de culturas. Embora resultados de pesquisa mostrem o efeito benéfico de adubação orgânica no rendimento do milho, seu baixo valor de mercado faz com que os compostos orgânicos sejam dirigidos a outras culturas, como hortaliças, café e fruteiras, embora o milho possa se beneficiar quando em rotação com tais culturas. Especial atenção deverá ser dada à rotação de culturas e à adubação verde com leguminosas, para suprir nutrientes, principalmente o nitrogênio. Em sistemas que agregam agricultura e produção animal, o milho é fundamental para a produção de rações e pode se beneficiar do uso de dejetos.

As pesquisas na produção orgânica de milho estão em fase inicial e muito se espera com a troca de experiências entre pesquisadores, produtores e extensionistas. Entretanto, pode-se esperar, em breve, uma grande evolução de sua produção dentro de princípios agroecológicos.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 13/06/2013


Conteúdo completo disponível em:
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/handle/doc/490172

CRUZ, J. C.; KONZEN, E. A.; PEREIRA FILHO, I. A.; MARRIEL, I. E.; CRUZ, I.; DUARTE, J. de O.; OLIVEIRA, M. F.; ALVARENGA, R. C.Importância da produção do milho orgânico para a agricultura familiar. Embrapa, Belo Horizonte, 2006.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.