Produtor de Orgânicos

Embrapa Hortaliças lança série de lives sobre produção orgânica

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 24 de setembro de 2020.
foto: CI Orgânicos

A Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) vai apresentar uma série semanal de dez lives a partir do dia 28 de setembro, com especialistas que apresentarão temas relacionados a técnicas de manejo para a produção orgânica de hortaliças, bem como os trabalhos mais recentes e os resultados alcançados. Serão tratados, por exemplo, temas como manejo de solo e nutrição de hortaliças, ainda considerados dois grandes gargalos para os agricultores, em razão das dificuldades na aplicação de adubos orgânicos.   

Nesse contexto, ganha destaque a questão dos bioinsumos, realçados a partir do lançamento pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA), no dia 27 de maio último, do Programa Nacional de Bioinsumos, coordenado pela pesquisadora Mariane Vidal. “A Embrapa Hortaliças desenvolveu biofertilizantes para hortaliças, com ótimos resultados e que são bastante fáceis de produzir”, pontua a pesquisadora, idealizadora das lives. “Também vamos falar de irrigação, sementes, pragas e doenças, entre outros”, disse. 

“Os temas que iremos apresentar são reflexos do investimento ao longo dos anos em pesquisas, intercâmbios e parcerias estratégicas, reforçados pelo compromisso com a produção orgânica, de base agroecológica e sustentável”, disse Vidal. 

Público-alvo  

A ideia, segundo ela, é fazer o conhecimento chegar a um maior número de pessoas possível, daí o investimento num formato aberto, de lives ao vivo no canal da Embrapa no Youtube (www.embrapa.br/youtube). “Os temas são técnicos mas com curiosidades e aplicações muito interessantes e que interessam a todos, eu costumo dizer que se você come, o tema da produção de alimentos lhe diz respeito também”, disse a pesquisadora, para quem é importante “que toda a sociedade saiba que é possível e perfeitamente viável produzir alimentos isentos de substâncias contaminantes, com certificados de produção orgânica”.  

Em razão da pandemia, Vidal considera que as trocas tiveram que se reinventar e esse ambiente virtual acabou se tornando um grande aliado para apresentar as experiências e poder chegar com um determinado tema a um público muito amplo. “Para a Embrapa Hortaliças e para a área de agricultura orgânica a demanda pela disponibilização de tecnologias sempre foi grande e poder aproveitar essa oportunidade, nesse contexto virtual, parece bem interessante”. 

LIVES 2020 AGRICULTURA ORGÂNICA 

A primeira live, que acontece no dia 28 de setembro, tem como tema “Nutrição das hortaliças com coberturas vivas em sistemas orgânicos”. A ideia é apresentar as novas técnicas de manejo para produção orgânica de hortaliças, como o uso de coberturas vivas e sua influência na nutrição das hortaliças. 

Todas as lives serão apresentadas às 16 horas, com duração de 1h30, na plataforma www.embrapa.br/youtube. A seguir, as datas e os temas que serão focados nas próximas lives: 

Live 2 – 05/10: “O que há de novo sobre manejo de solo para produção de hortaliças em sistemas orgânicos?” 

Live 3 – 19/10: “Programa de melhoramento para sistemas orgânicos de hortaliças? Sim!” (Parte 1) 

Live 4 – 26/10: “Programa de melhoramento para sistemas orgânicos de hortaliças? Sim!” (Parte 2) 

Live 5 – 09/11: “Bioinsumos e o uso do Hortbio para sistemas orgânicos de hortaliças” 

Live 6 – 16/11: “Pragas em sistemas orgânicos de hortaliças, o que fazer?” 

Live 7 – 23/11: “Como usar as substâncias húmicas nos sistemas orgânicos de hortaliças?” 

Live 8 – 30/11: “Como controlar doenças de hortaliças nos sistemas orgânicos”? 

Live 9 – 07/12: “Nutrição das hortaliças com coberturas vivas em sistemas orgânicos” 

Live 10 – 14/12: “Como irrigar hortaliças nos sistemas orgânicos de produção? 


Fonte: Embrapa 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.