Dificuldades na produção e comercialização de orgânicos
O trabalho identifica os fatores que interferem na expansão da produção e comercialização de produtos orgânicos na Associação dos Produtores Orgânicos da Adutora de Caraíba e Adjacências (APROAC), em Juazeiro (Bahia). A agricultura orgânica se apresenta como ótima oportunidade de negócio para a região do submédio São Francisco, devido às características agroclimáticas favoráveis à fruticultura irrigada, em especial a orgânica. A APROAC busca a afirmação dos produtores e comerciantes no mercado interno e externo. Entretanto, enfrenta obstáculos relacionados a políticas públicas, em especial a dificuldade de acesso a financiamento/crédito, a falta de estrutura gerencial e logística e a pequena escala de produção, que, muitas vezes, impede o acesso ao mercado.
A conclusão é de que as dificuldades podem ser superadas, desde que os associados participem mais diretamente da administração da associação. São recomendadas, ainda, ações públicas que promovam a expansão da agricultura familiar de alimentos orgânicos e o fomento e organização dos trabalhadores em associações. Os autores sugerem algumas ações a serem tomadas no curto e médio prazo, entre elas: a elaboração de um plano estratégico de trabalho, um projeto para obtenção de financiamento junto aos bancos oficiais, ações educativas em parceria em instituições escolares, a divulgação da importância do desenvolvimento sustentável e sua relação com a produção de alimentos orgânicos, a busca de técnicas de produção e gerenciamento no meio científico, a formação de uma rede de associações que gere maior poder de barganha junto aos compradores, e o fortalecimento da produção de orgânicos, como solução para o bem-estar do ser humano, a preservação ambiental, a diversidade e como uma atividade economicamente viável.
CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em: 29/11/2012
Conteúdo completo disponível em:
http://www.facape.br/gepagro/publicacoes/artigos/artigo_08.pdf
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