Consumidor de Orgânicos

Determinantes da demanda de hortaliças orgânicas em Ilhéus

RuimRegularBomÓtimoExcelente(Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 18 de dezembro de 2012.

 

Sítio do Moinho, RJ. Foto: CI Orgânicos

O artigo parte do crescente questionamento sobre a sustentabilidade dos modelos “produtivistas” na agricultura no final do século passado e a recente busca por produtos melhores para a saúde, fato que impulsionou a difusão de alternativas produtivas na agricultura com base em conceitos de sustentabilidade e bem-estar. A procura do consumidor por alternativas de consumo mais adequadas a um padrão de vida saudável impulsionou a produção de orgânicos no Brasil.

O estudo mostra que, em Ilhéus (BA), essa tendência não é diferente: em resposta à demanda crescente, o mercado de hortaliças orgânicas vem crescendo; mas ainda enfrenta as barreiras dos preços elevados e da carência de canais de distribuição. A conclusão é que o setor produtivo das hortaliças orgânicas em Ilhéus precisa ajustar a produção à demanda, alcançar maior escala de produção, oferecer variedade de produtos, aumentar o número de pontos de venda e preços mais acessíveis.

CI Orgânicos – Paula Guatimosim
Acessado em:13/12/2012

Conteúdo completo disponível em: http://www.sei.ba.gov.br/site/publicacoes/sumarios/c&p162/c&p162_pag_66.pdf

GOMES, A. S.; NOQUEIRA, R. B.; ROSADO, P. L. Universidade Estadual de Santa Cruz. Determinantes da demanda de hortaliças orgânicas em Ilhéus. Bahia, 2009.

 

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.