Consumidores orgânicos: discursos, práticas e responsabilidade socioambiental

Com base em pesquisa qualitativa junto a frequentadores uma feira certificada de produtos orgânicos do Rio de Janeiro (RJ), o trabalho analisa os discursos dos consumidores, que consideram seu engajamento nessa forma de consumo como uma prática social e ambientalmente responsável. A conclusão da pesquisa, discutida à luz de algumas teorias sociológicas e antropológicas sobre consumo, além da Sociologia do Risco e da Teoria da Modernização Reflexiva, revela que tais consumidores, por diversas razões, usam o consumo como forma de agir e participar da vida. São pessoas que se auto-identificam como atores no processo de mudança social e ambiental e que se auto-atribuem responsabilidades e deveres. Mais do que uma prática voltada para o bem-estar e a saúde pessoal, revela um estilo de vida e uma identidade coletiva comprometida com valores éticos e ecológicos.
CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 01/05/2013
Conteúdo completo disponível em: http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS
PORTILHO, F. Consumidores de alimentos orgânicos: discursos, práticas e auto-atribuição de responsabilidade socioambiental. UFRRJ, Porto Seguro, 2008.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
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