Produtor de Orgânicos

Construção de mercado: Cooperativa Ecoserra

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 4 de setembro de 2013.
foto: Redecom
foto: Redecom

O autor parte do princípio que quanto à normatização, a agricultura orgânica possui uma diversidade de movimentos distintos que, em certos momentos, refletem perspectivas e estratégias de ação diferenciadas. O artigo aborda questões relacionadas à construção do mercado de produtos orgânicos e o entendimento dos atores nele envolvidos. O estudo buscou-se suporte teórico na Nova Sociologia Econômica e realizou pesquisa na Cooperativa Ecológica de Agricultores, Artesãos e Consumidores da Região Serrana (Ecoserra), em Lages (SC). O trabalho avaliou como está sendo construído o mercado de orgânicos na região e os conflitos existentes entre os diversos envolvidos.

Os resultados mostram que o entendimento de mercado é muito complexo e de difícil consenso entre os atores, gerando conflitos internos. Identificou que, de um lado, assessores e consumidores priorizam o mercado local e regional e, de outro, a direção e os técnicos priorizam o mercado das lojas e atacadistas de São Paulo. O fiel da balança são os agricultores, que acreditam que a Ecoserra pode trabalhar com todos os canais, porque há agricultores para todos eles.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 22/08/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://aspro02.npd.ufsc.br/arquivos/235000/239000/18_239025.htm

SANTOS, H.L. Construção social de mercado orgânico: O Caso da Cooperativa Ecoserra na Serra Catarinense. UFSC, Florianópolis, 2006.

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.