Produtor de Orgânicos

Como se tornar produtor orgânico

RuimRegularBomÓtimoExcelente
Rio, 21 de fevereiro de 2014.
foto: CI Orgânicos, SW
foto: CI Orgânicos, SW

Informações sobre o processo de produção orgânica, na área de agricultura, com apresentação de um roteiro básico para nortear o produtor à conversão de sua propriedade, incluídos as técnicas mais comuns empregadas na produção, os pré-requisitos, a legislação e o processo de certificação de produtos. Passo a passo para se tornar agricultor orgânico.

A agricultura orgânica é economicamente viável e altamente indicada para o pequeno produtor, que em pequenos espaços pode gerar produtos diferenciados para um mercado crescente. O mercado é amplo e crescente o número de consumidores que se propõem a adquirir produtos orgânicos. Na verdade, em todos os mercados a oferta dos produtos orgânicos não tem acompanhado a demanda, quer seja em volume ou variedade. Não se pode esquecer, no entanto, que o produto orgânico, como outro, requer a pesquisa de mercado, o planejamento da produção, o marketing adequado.

Em se tratando de agricultura o produtor pode escolher a produção de hortaliças,que tem um giro rápido, produtos in natura em geral (frutas, verduras, condimentos etc.) ou direcionar-se para a produção animal e ainda alcançar para nichos de mercado que envolvem a verticalização da produção ou a própria agroindústria com aquisição de matérias-primas de terceiros, produzindo itens especiais como cosméticos, geleias,
conservas e temperos exóticos, doces, pães e biscoitos, chás, cogumelos, insumos para agricultura orgânica e muitos outros.

fonte: Agricultura Orgânica, Aimée Novo Faria – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília – CDT/UnB

Scribd: Agricultura Orgânica

Leia on-line:

Notícias relacionadas:

Projeto PAIS busca favorecer relação da agricultura familiar com a agroindústria

Produtores expõem novidades do setor no Green Rio

CONHEÇA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK E TWITTER

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.