Produtor de Orgânicos

Cartilha Sementes Crioulas 2022

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 19 de abril de 2022.

A fim de organizar a produção e a circulação de sementes orgânicas, particularmente de hortaliças, entre agricultores familiares ecológicos, diversas entidades e produtores se uniram. A AOPA e a ABAI somaram esforços para a construção de uma unidade de beneficiamento de sementes na área rural da ABAI no município de Mandirituba.

A Embrapa, por meio do projeto SEMECOL, além de fornecer uma máquina de beneficiamento de sementes contribuiu na formação e organização dos agricultores.
A Casa da Semente foi inaugurada no dia 13 de março de 2016, com a participação de 27 organizações ligadas à Agroecologia e à agricultura familiar.

Como funciona

A Casa da Semente da ReSA é uma unidade de beneficamento de sementes orgânicas, particularmente de hortaliças. Ela é situada na área rural da ABAI, do lado da Casa da Partilha. Agricultores em busca de sementes orgânicas fazem um pedido coletivo. Em seguida a Casa da Semente planeja e organiza a produção das sementes encomendadas com os seus Guardiões, agricultores capacitados para serem produtores de sementes orgânicas. Os Guardiões produzem as sementes e as encaminham para a Casa da Semente, onde elas são pesadas, identificadas, testadas em relaçao à germinação e armazenadas até a hora de enviar os pedidos. Assim a Casa da Semente possibilita uma renda aos Guardiões e disponibiliza sementes orgânicas para outros agricultores da região.

Clique na imagem abaixo e confira cartilha na íntegra:

Fonte: Casa da Semente Mandirituba 

Comentários

Deixe um comentário

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.