Cartilha Sementes Crioulas 2022
A fim de organizar a produção e a circulação de sementes orgânicas, particularmente de hortaliças, entre agricultores familiares ecológicos, diversas entidades e produtores se uniram. A AOPA e a ABAI somaram esforços para a construção de uma unidade de beneficiamento de sementes na área rural da ABAI no município de Mandirituba.
A Embrapa, por meio do projeto SEMECOL, além de fornecer uma máquina de beneficiamento de sementes contribuiu na formação e organização dos agricultores.
A Casa da Semente foi inaugurada no dia 13 de março de 2016, com a participação de 27 organizações ligadas à Agroecologia e à agricultura familiar.
Como funciona
A Casa da Semente da ReSA é uma unidade de beneficamento de sementes orgânicas, particularmente de hortaliças. Ela é situada na área rural da ABAI, do lado da Casa da Partilha. Agricultores em busca de sementes orgânicas fazem um pedido coletivo. Em seguida a Casa da Semente planeja e organiza a produção das sementes encomendadas com os seus Guardiões, agricultores capacitados para serem produtores de sementes orgânicas. Os Guardiões produzem as sementes e as encaminham para a Casa da Semente, onde elas são pesadas, identificadas, testadas em relaçao à germinação e armazenadas até a hora de enviar os pedidos. Assim a Casa da Semente possibilita uma renda aos Guardiões e disponibiliza sementes orgânicas para outros agricultores da região.
Clique na imagem abaixo e confira cartilha na íntegra:
Fonte: Casa da Semente Mandirituba
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.