Produtor de Orgânicos

Análise sistemas de produção de cebola: orgânico e convencional

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 11 de junho de 2013.

 

Nesta publicação são apresentadas informações técnico-econômicas referentes aos sistemas de cultivo convencional e orgânico de cebola, através de estudo desenvolvido no município de São José do Norte, em uma propriedade agrícola de base familiar. O sistema convencional mostrou-se mais eficiente do que o sistema orgânico no aspecto técnico-econômico, pois obteve uma produtividade 240% maior, além de vantagens em todos os indicadores (margem de lucro, taxa de retorno, rentabilidade).

O sistema orgânico apresentou um custo variável total superior ao do sistema convencional, indicando que para ser competitivo, considerando a produtividade alcançada, seria necessário que o valor recebido pelo produto fosse maior do que o convencional. O que pode ser viável no caso de o produtor comercializar seu produto diretamente com os consumidores interessados.

CI Orgânicos – Paula Chermont
Acessado em: 28/11/2011

Conteúdo completo disponível em: Embrapa Downloads

MADAIL, J.C.M.; LEITE, D.L.; MAUCH, C. Comunicado técnico 210: Análise técnico-econômica de dois sistemas de produção de cebola: orgânico e convencional – estudo de um caso. Pelotas, RS, 2009, 5 p.

zp8497586rq
zp8497586rq
Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.