Análise sistemas de produção de cebola: orgânico e convencional
Nesta publicação são apresentadas informações técnico-econômicas referentes aos sistemas de cultivo convencional e orgânico de cebola, através de estudo desenvolvido no município de São José do Norte, em uma propriedade agrícola de base familiar. O sistema convencional mostrou-se mais eficiente do que o sistema orgânico no aspecto técnico-econômico, pois obteve uma produtividade 240% maior, além de vantagens em todos os indicadores (margem de lucro, taxa de retorno, rentabilidade).
O sistema orgânico apresentou um custo variável total superior ao do sistema convencional, indicando que para ser competitivo, considerando a produtividade alcançada, seria necessário que o valor recebido pelo produto fosse maior do que o convencional. O que pode ser viável no caso de o produtor comercializar seu produto diretamente com os consumidores interessados.
CI Orgânicos – Paula Chermont
Acessado em: 28/11/2011
Conteúdo completo disponível em: Embrapa Downloads
MADAIL, J.C.M.; LEITE, D.L.; MAUCH, C. Comunicado técnico 210: Análise técnico-econômica de dois sistemas de produção de cebola: orgânico e convencional – estudo de um caso. Pelotas, RS, 2009, 5 p.
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.