SAMBAZON, a marca de açaí líder mundial, celebra 25 anos de impacto positivo
A SAMBAZON, líder global em produtos de açaí Orgânico Certificado e Fair Trade (Comércio Justo), está comemorando um marco importante: 25 anos de impacto positivo na vida dos coletadores da Amazônia e na Floresta Amazônica.
A SAMBAZON transformou a indústria do açaí por meio de práticas de negócios transparentes e rastreáveis que apoiam diretamente as comunidades extrativistas da Amazônia.
O modelo pioneiro da empresa para rastreabilidade e transparência do açaí mudou a forma como os coletadores são pagos, comprando o produto diretamente deles.
Impacto “Palm to Palm” e pilares de sustentabilidade
A jornada do açaí da SAMBAZON chamada pela empresa de “da Palma da Árvore à Palma da Sua Mão” é guiada por três pilares de sustentabilidade: rastreabilidade pioneira, proteção da Amazônia e impacto ambiental reduzido.
Segundo o CEO da SAMBAZON, Ryan Black, que ajudou a fundar a empresa após uma viagem de surf ao Brasil:
“A prioridade da SAMBAZON sempre foi muito além dos lucros. Criamos o primeiro modelo de negócios direto na indústria do açaí, focado em proteger a Floresta Amazônica e gerar benefícios reais e pessoais para nossos coletadores e suas comunidades.”
Resultados e impacto social
Desde sua fundação, a SAMBAZON investiu mais de US$ 1 milhão nas comunidades extrativistas da Amazônia. Só em 2024, a empresa trabalhou com 256 comunidades coletoras de açaí e 827 coletadores individuais. Em uma pesquisa realizada no ano passado, 93% dos coletadores disseram que suas vidas melhoraram desde que trabalham com a SAMBAZON, e todos afirmaram que a empresa contribuiu para o desenvolvimento de suas comunidades.
A empresa paga um preço justo pelo açaí, contribuindo para uma renda sustentável que ajuda a reduzir a necessidade de desmatamento ou substituição da floresta por agricultura. Também apoia projetos de construção e melhorias na qualidade de vida das comunidades.
Exemplos práticos e crescimento da área certificada
O relatório de impacto da empresa destaca histórias de coletadores, como o de Jair Furtado, que ajudou seu pai a construir uma escola, e Nelson De Vasconcelos Filho, que compartilha como a conservação e o manejo sustentável do açaí agora têm maior incentivo econômico para manter a floresta de pé.
Em 2024, a área de coleta certificada Fair Trade da SAMBAZON na Floresta Amazônica cresceu para 100.204 acres aproximadamente quatro vezes a área metropolitana de Paris.
Certificações e sustentabilidade ambiental
O açaí silvestre colhido pela SAMBAZON não é tratado com fertilizantes ou pesticidas, e suas certificações Orgânica e Fair Trade garantem que produtos químicos proibidos não contaminem o ambiente de coleta.
Principais resultados acumulados
O relatório também destaca vários resultados notáveis:
- 661 milhões de libras de ingredientes Orgânicos e Fair Trade comprados — equivalente ao peso de 254 sequóias gigantes. PR Newswire
- 100% dos coletadores afirmam que a SAMBAZON contribui para o desenvolvimento de suas comunidades. PR Newswire
- Em 2024, 4,5 milhões de toneladas métricas de carbono foram estocadas nas áreas certificadas Fair Trade da empresa — o equivalente a retirar cerca de 3,8 milhões de carros movidos a gasolina das estradas por um ano. PR Newswire
- 96,4% dos resíduos da SAMBAZON são transformados em energia, reutilizados ou reciclados. PR Newswire
- 98,6% da energia usada nas instalações da empresa no Brasil é renovável (solar, eólica e hidrelétrica). PR Newswire
A empresa trabalha para que, até 2030, todas as embalagens de varejo e serviço de alimentos sejam feitas de materiais reciclados ou de base vegetal, e sejam recicláveis ou compostáveis.
Olhando para o futuro
À medida que completa 25 anos de atividades, a SAMBAZON planeja continuar seu ciclo de impacto positivo na Amazônia e no mundo.
Ao encerrar seu 25º ano de atividade, a SAMBAZON espera continuar seu ciclo de impacto positivo na Amazônia e em todo o mundo.
Sobre a SAMBAZON
Fundada em 2000, a SAMBAZON®, sigla para Gestão Sustentável da Amazônia Brasileira, foi a primeira empresa a apresentar o “Açaí Certificado” ao mundo, fornecendo produtos de açaí com certificação orgânica e de Comércio Justo, como sachês para smoothies, tigelas de açaí prontas para consumo, sucos e bebidas energéticas, a partir de uma cadeia de suprimentos própria, e pioneira em transparência “da palmeira à palma da sua mão”.
A certificação de Comércio Justo da SAMBAZON ajudou a proteger a Floresta Amazônica e sua rica biodiversidade, além de impactar positivamente milhares de produtores locais, doando mais de US$ 1 milhão para a construção ou reforma de centros de saúde, centros comunitários e escolas.
Os conceitos de varejo da SAMBAZON Açaí Bowls estão disponíveis para franquia e licenciamento, transformando restaurantes de serviço rápido para diversos segmentos, como universidades, hospitais, estádios, aeroportos e bairros.
Para saber mais sobre a SAMBAZON, visite www.sambazon.com ou siga @sambazon no Instagram.
Fonte: PR Newswire
Quer entender como a agricultura orgânica pode transformar o futuro do campo e do planeta?
Acesse agora o canal CI Orgânicos no YouTube e mergulhe em um universo de conteúdo gratuito, técnico e inspirador sobre a produção e comercialização de alimentos orgânicos no Brasil. Lá você encontra entrevistas, estudos científicos, matérias exclusivas e experiências de quem vive a agroecologia na prática. Nossa missão é fortalecer toda a cadeia produtiva orgânica com informação estratégica e acessível. Faça parte dessa transformação sustentável e colabore com um campo mais justo, saudável e resiliente. Inscreva-se, compartilhe e ajude a espalhar essa ideia!
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Guia do Consumidor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira a publicação Como Produzir Milho Orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Tomate orgânico: Técnicas de cultivo da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Como produzir tomate orgânico? da Sociedade Nacional de Agricultura:
Clique na imagem abaixo e confira na íntegra o Guia do Produtor Orgânico da Sociedade Nacional de Agricultura:
Aproveite para conhecer o Canal CI Orgânicos, apoiamos a cadeia de produção de alimentos e produtos orgânicos, desenvolvendo e divulgando materiais de interesse de produtores e consumidores.













