
Qual a importância da rastreabilidade de alimentos para as empresas?
O consumidor atual quer saber sobre o alimento que consome – de onde veio e de que forma foi transportado. Além do consumidor, a própria legislação brasileira exige, desde 2018, que produtores de vegetais adotem a rastreabilidade de alimentos durante a sua produção.

Estudo de Caso Direto da Serra: PariPassu
Conheça o Estudo de Caso Direto da Serra da PariPassu, cujo objetivo foi tornar mais prática e organizada as operações em campo que estão entre os benefícios da utilização do Rastreador do Campo. A solução proveu agilidade e mais assertividade na gestão da empresa Direto da Serra, que tem atividade voltada para a produção e comercialização de folhagens orgânicas, desde 2002.

Supermercados optam por agricultor local para rastrear melhor orgânicos
Visando garantir a devida origem e pureza de alimentos classificados como orgânicos, redes varejistas têm elevado o esforço no monitoramento do trajeto que o produto percorre até as gôndolas e, para isso, priorizam mais negócios com produtores locais.

IN Conjunta SDA/MAPA ANVISA Nº 02/2018 DA RASTREABILIDADE
Essa norma estabelece a obrigatoriedade em todos os produtos vegetais de uma forma de identificação única do seu responsável no próprio produto ou nos envoltórios e demais embalagens, de forma a possibilitar o acesso, pelas autoridades competentes, aos registros com as informações obrigatórias e documentais para fins de rastreabilidade e Recall.

Quais são os avanços com relação à Rastreabilidade dos Alimentos?
Quais ferramentas analíticas estão sendo usadas para rastrear os alimentos e garantir a autenticidade destes? Quais os desenvolvimentos estão ocorrendo com relação à segurança alimentar?