Agricultura orgânica brasileira

Feijão borboleta é a nova estrela na agricultura orgânica de Maricá

Feijão borboleta é a nova estrela na agricultura orgânica de Maricá

Expectativa é expandir a nova sensação da culinária natural e saudável para agricultores locais com assistência técnica e sementes gratuitas. Com o crescente interesse pela produção de alimentos saudáveis, o feijão borboleta oferece uma oportunidade promissora para os agricultores familiares de Maricá. A expectativa é que a cultura se popularize e a produção local continue a se expandir, gerando renda e fortalecendo a economia local. Pelo menos esta é a meta do projeto Inova Agroecologia Maricá, uma parceria da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

‘Rei’ do limão orgânico quer triplicar a produção

‘Rei’ do limão orgânico quer triplicar a produção

Propriedade na Bahia faturou R$ 60 milhões no ano passado com a fruta. Das 12 mil toneladas da fruta que a Itacitrus produz todos os anos, pelo menos 70% vão para a Europa in natura. O restante vira suco para abastecer os mercados interno e externo.

Fazenda integra criação de frango com produção de cana e cachaça

Fazenda integra criação de frango com produção de cana e cachaça

Fazenda São Geraldo, em Batatais (SP), conquistou o selo de produção orgânica. Há 40 anos, o agricultor José Augusto Tomazella, mais conhecido como “Sozé”, implantou cercas-vivas com sansão-do-campo para proteger os três mananciais da Fazenda São Geraldo, em Batatais (SP), formando um oásis no meio da propriedade. Pequeno produtor de leite, Sozé também resolveu colocar música no curral para acalmar as vacas na hora da ordenha.

Cultivo de tomate orgânico consorciado com coentro em estufa agrícola promove sustentabilidade no Brejo paraibano

Cultivo de tomate orgânico consorciado com coentro em estufa agrícola promove sustentabilidade no Brejo paraibano

A pesquisa faz parte dos estudos quanto a produção agroecológica de alimentos realizados pelo Grupo de Pesquisa Agrobiodiversidade do Semiárido, coordenado pela professora Elida Barbosa. A primeira colheita do plantio superou as expectativas de toda equipe. O tomate, conforme explicou a docente é uma das hortaliças mais consumidas e também uma das mais contaminadas por resíduos de agrotóxicos, pelo uso intensivo de agrotóxicos no ciclo da cultura.

Fazenda Malunga: uma das maiores fazendas de orgânicos do Brasil

Fazenda Malunga: uma das maiores fazendas de orgânicos do Brasil

Conheça Fazenda Malunga, uma das maiores fazendas de orgânicos do Brasil, e seu fundador, Joe Valle. Na Malunga, são produzidas 5 mil toneladas de hortaliças por ano, que são vendidas para 6 lojas próprias e redes de varejo como o Carrefour. A fazenda também produz legumes, leite orgânico e laticínios.

Siga no Instagram @ciorganicos

🌎 Principal fonte de inteligência sobre a cadeia produtiva de alimentos saudáveis e produtos orgânicos.

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.