Produtor de Orgânicos

Viabilização de sistema orgânico de produção de tomate por meio de abrigos de cultivo

RuimRegularBomÓtimoExcelente (Dê sua opinião sobre essa matéria)
Rio, 28 de setembro de 2013.

tomate

Os sistemas orgânicos de produção de tomates são desafiados pela impossibilidade do controle de pragas e doenças em cultivo a céu aberto. O trabalho objetivou avaliar o papel do cultivo abrigado na diminuição da severidade de doenças e ocorrência de pragas em tomateiro e na viabilização técnica e econômica da produção orgânica de tomates. Foram avaliados quatro ambientes: abrigo coberto com polietileno sem tela; abrigo coberto com polietileno com tela citros (malha 1,0mm); telado em abrigo sem cobertura de polietileno, mas revestido na parte superior e laterais com tela citros; e a céu aberto. A conclusão é que abrigos cobertos por polietileno, com ou sem tela anti-inseto nas laterais reduzem a severidade da requeima em tomateiros e que a tela anti-insetos nas laterais de abrigos cobertos com polietileno protege as plantas do ataque de brocas e não interfere na severidade da requeima em tomateiros.

Concluiu-se ainda que abrigos de cultivo cobertos com polietileno, providos de tela anti-insetos nas laterais, viabilizam técnica e economicamente o sistema orgânico de produção de tomates.

CI Orgânicos – Paula Guatimosin
Acessado em: 15/09/2013

Conteúdo completo disponível em:
http://www.ufpel.edu.br/faem/agrociencia/v17n1/artigo04.pdf

SCHALLENBERGER, E. REBELO, J.A.; MAUCH, C.R.; TERNES, M.; STUKER, H.;PEGORARO, R.A. Viabilização de sistema orgânico de produção de tomate por meio de abrigos de cultivo. EPAGRI, Pelotas, 2011.

Deixe o seu Comentário:

Boletim de notícias

Cadastre-se e receba novidades.